A massificação entende-se como um processo, uma vez que é dificil ou subjetivo determinar quando uma tendência se torna efetivamente massiva. Explique a frase citada acima.
Soluções para a tarefa
O trecho é autoexplicativo, mas podemos torna-lo mais claro com algumas algumas definições e exemplos.
Definições
Massificação: consiste em um movimento onde algo de acesso limitado “massa fica”. Em outras palavras, é um movimento onde algo que pertencia a grupos limitados fica disponível para mais pessoas, que podem possuir e gozar desse “algo”. Em diversos casos, pode relacionar esse conceito com democratização.
Massa: consiste na união de pessoas em grupos que compartilham pensamentos, ideologias, hábitos (de consumo ou não), condições socioeconômicas e outras características que tornam grupos singulares - em uma análise macro¹. Em outras palavras, a massa consiste em grupos que tem “coisas” em comum. De forma geral, para simplificar, definimos massa como um conjunto muito grande de pessoas – é uma abordagem muito comum, que inclusive está presente no enunciado.
Desenvolvimento do trecho
Tendo em mente o que foi supracitado, podemos discorrer e desenvolver um pouco mais o trecho.
Afirmar que “a massificação entende-se como um processo”, como está no enunciado, é o mesmo que dizer que “massa ficar” não é totalmente natural, pois necessita de um processo evolutivo, onde o que é mais restrito se torna mais acessível a outras pessoas por meios que são subjetivos a cada caso.
Exemplos
Alfabetização: o analfabetismo (seja ele completo ou funcional) é um problema que vem sendo combatido há décadas em todo o mundo – pois é desejado que a massa² saiba ler. Houveram diversas investidas para massificar a capacidade de ler, onde várias nações conseguiram bons resultados – só que a massificação da leitura no Caribe aconteceu sob variáveis diferentes do Brasil (demonstrando a característica subjetiva da massificação).
Popularidade de telefonia móvel: hoje em dia é comum pensar na popularidade dos celulares no Brasil, pois eles estão para todo lado. Em 2015, a ANATEL (Agência NAcional de TELecomunicação) levantou dados sobre linhas ativas, denotando claras diferenças entre a quantidade de linhas ativas em estados diferentes (ex.: DF e MA). Esse fato pode ser usado para exemplificar perfeitamente a frase “é difícil determinar quando uma tendência se torna efetivamente massiva”, pois variáveis subjetivas de cada caso devem ser consideradas.
¹ Análise macro consiste em uma forma de analisar onde o foco está na união de várias “micro partes”. Ex.: uma análise macro, na sociologia, pode acontecer quando um conjunto grande de pessoas forem analisadas como um todo, rejeitando análises muito específicas das várias individualidades que formam o todo – as pessoas são as “micro partes” desse exemplo.
² Nesse caso, todos as pessoas do mundo.