História, perguntado por klenio1, 1 ano atrás

“[...] A massa humana que tira a subsistência das suas terras vive no mais lamentável estado de pobreza, ignorância e abandono. Diante dela, o coronel é rico. Há, é certo, muitos fazendeiros abastados e prósperos, mas o comum, nos dias de hoje, é o fazendeiro apenas remediado: gente que tem propriedades e negócios, mas não possui disponibilidades financeiras [...]. Quem já andou pelo interior há de ter observado a falta de conforto em que vive a maioria dos nossos fazendeiros. Como costumam passar bem de boca – bebendo do leite e comendo ovos, galinha, carne de porco e sobremesa – e têm na sede da fazenda um conforto primário, mas inacessível ao trabalhador do eito – às vezes, água encanada, instalações sanitárias e até luz elétrica e rádio –, o roceiro vê sempre no coronel um homem rico, ainda que não seja; rico em comparação com sua pobreza sem remédio. Além do mais, no meio rural, é o proprietário de terra ou de gado quem tem meios de obter financiamentos [...]. É, pois, para o próprio coronel que o roceiro apela nos momentos de apertura, comprando fiado em seu armazém para pagar com a colheita, ou pedindo dinheiro, nas mesmas condições, para outras necessidades”.

LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. 4 ed. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978. p. 24.

A partir da leitura do excerto e da compreensão da realidade histórica na qual se enquadra, é possível concluir que:
ALTERNATIVAS

Trata-se de um período da história brasileira dominado politicamente pelos proletariados.


A política dos governadores acelerou o fim das práticas coronelistas no início do período republicano no Brasil.


O coronelismo foi uma prática adotada apenas nas regiões menos desenvolvidas do Brasil durante a primeira república.


A situação precária em que os trabalhadores das fazendas viviam justificavam a dependência e obediência à figura do coronel.


O coronelismo representou as transformações sociais pelas quais o Brasil passou após o fim do Império, demonstrando a força política representada pelas camadas sociais mais baixas da sociedade.


Soluções para a tarefa

Respondido por marlyfelix
27
eu acredito que seja a alternativa D
Respondido por radulvalac
28
Acredito quer a resposta correta seja a letra D.
Perguntas interessantes