A Massa Equatorial Continental (mEc) é a massa de ar de maior influência sobre o território brasileiro. Ainda que seja uma massa continental, devido à sua proximidade com a Floresta Amazônica, na qual ocorrem elevados índices de evapotranspiração, ela se transforma em uma massa úmida, diferente das demais massas continentais. Assim, essa massa quente e úmida, cujo centro de origem está na parte ocidental da Amazônia, atua na porção noroeste da floresta durante quase todo o ano e provoca, principalmente durante verão e outono, chuvas abundantes. As chuvas causadas pelo avanço dessa massa de ar sobre as demais regiões brasileiras são do tipo convectivas, também conhecidas como chuvas de verão. O avanço da Massa Equatorial Continental deve-se, principalmente, ao enfraquecimento e ao consequente recuo da Massa Equatorial Atlântica.
A
CERTO
B
ERRADO
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativa A é a correta, sendo assim, a massa equatorial continental tem aspecto de massa quente e úmido, e isso é resultado da aproximação com a floresta amazônica- que é onde essa massa é formada. Por conta da massa equatorial continental é que há a presença de chuvas durante a estação do ano que deveria ser mais quente e com mais sol, o verão.
Massa equatorial continental e suas características
Sabe-se que a massa equatorial continental é responsável pela chuva durante o verão, e isso é resultado das suas características, que são quente e úmida.
Por isso, a massa equatorial continental atua mais no verão do que no inverno, já que no inverno o clima fica frio e úmido.
Leia mais sobre Massa equatorial continental: https://brainly.com.br/tarefa/48532550
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Química,
3 meses atrás
Sociologia,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Pedagogia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás