Física, perguntado por mariabarroso90, 8 meses atrás

A massa de uma Lua pode ser considerada como (1/49) da massa do planeta em torno do qual ela orbita. Sendo d a distância entre os dois astros, a que distância do planeta deve ser colocado um corpo entre os dois astros de modo que a resultante das forças gravitacionais agindo sobre ele seja nula? *

a- (7/8).d
b- (1/2).d
c- (2/3).d
d- 1.d
e- 2.d

Soluções para a tarefa

Respondido por marialucia2709
0

Resposta:

y@7;-8&'8!&-9#&)(-02_!01(#02_!_1.-(1?-

Respondido por Victor23133
2

A Lei da Gravitação Universal estabelece que, se dois corpos possuem massa, eles sofrem a ação de uma força atrativa proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional a sua distância.

Resumo sobre a Lei da Gravitação Universal

Todos os corpos do universo atraem-se mutuamente com uma força proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado de sua distância;

A Lei da Gravitação Universal é definida em termos da Constante de Gravitação Universal, cujo módulo é igual a 6,67408.10-11 N.m²/kg².

A Lei da Gravitação Universal foi descoberta e desenvolvida pelo físico inglês Isaac Newton e foi capaz de prever os raios das órbitas de diversos astros, bem como explicar teoricamente a lei empírica descoberta por Johannes Kepler que relaciona o período orbital ao raio da órbita de dois corpos que se atraem gravitacionalmente.

Introdução à Gravitação Universal

A Lei da Gravitação Universal é uma lei física que foi descoberta pelo físico inglês Isaac Newton. Ela é utilizada para calcular o módulo da atração gravitacional existente entre dois corpos dotados de massa. A força gravitacional é sempre atrativa e age na direção de uma linha imaginária que liga dois corpos. Além disso, em respeito à Terceira Lei de Newton, conhecida como Lei da Ação e Reação, a força de atração é igual para os dois corpos interagentes, independente de suas massas. De acordo com Isaac Newton:

“Dois corpos atraem-se por uma força que é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.”

Por meio da proposição da Lei da Gravitação Universal, foi possível predizer o raio das órbitas planetárias, o período de asteroides, eventos astronômicos como eclipses, determinação da massa e raio de planetas e estrelas etc.

Perguntas interessantes