a marcha sobre roma , em 1922 , pode ser considerada um golpe de estado fascista ? justifique
Soluções para a tarefa
Sim ,a Marcha sobre Roma, ocorrida em 28 de Outubro de 1922 pode ser considerada um golpe de Estado na medida que ela se constituiu como a marcha de milhares de militantes fascistas armados que exigiram, sob a ameaça da violência, que o governo do Estado fosse entregue pelos atuais dirigentes (o Rei Vittorio Emanuele III) para os militantes fascistas, de modo que por meio deste evento os fascistas tomaram, sem eleições ou outro modo considerado socialmente legítimo, o poder naquele Estado.
Em 31 de Outubro, três dias depois, o golpe se concretizou e Mussolini se tornou o Primeiro-ministro da Itália, cargo que ocuparia até a queda do fascismo, já pelos fins da Segunda Guerra Mundial, em 1943 e marcou o início do avanço fascista que iria se espalhar por vários países europeus nas décadas seguintes.
Resposta:
Não
Explicação:
Os fascistas alcançaram o poder legalmente, pois o rei ultilizou sua função para compor um novo gabinete ministerial na Itália. Há fatos de que a ascensão de Mussolini não provocou alteração nas estruturas de poder na Itália. O país continuou sendo uma monarquia parlamentarista. Assim Mussolini foi nomeado primeiro-ministro da Itália em 30 de outubro de 1922. Em 1925 que ocorreu a mudança de regime implantação de uma ditadura totalitarista.