História, perguntado por Wyooseok, 6 meses atrás

A mão de obra escrava foi o carro-chefe da economia portuguesa na África. O tráfico negreiro contava com a participação das elites locais, que trocavam cativos por mercadorias trazidas pelos europeus, como tabaco, aguardente e diversos produtos manufaturados. O principal mercado consumidor de escravos de Portugal era:

A) Brasil.

B) Estados Unidos.

C) Inglaterra.

D) França.

Soluções para a tarefa

Respondido por heloisagoncalves745
0

O Brasil foi o principal mercado consumidor de escravos de Portugal. Alternativa A.

O sistema escravista brasileiro

Além de ter consumido cerca de 40% da mão-de-obra total importada da África, o Brasil instituiu a abolição da escravatura tardiamente, algo que eleva ainda mais os números de pessoas escravizadas no território nacional, visto que os escravos também tinham filhos que, consequentemente, tinham sua liberdade tolhida, assim, os números exatos de escravos não podem ser corretamente estimados.

Do ciclo do açúcar ao ápice do ciclo do café, os escravos fizeram parte das grandes massas de trabalhadores cativos, alimentando um sistema iniciado ainda nas primeiras décadas de colonização, quando a exploração indígena se mostrou frustrante, assim, a importação de mão-de-obra foi uma das melhores alternativas instituídas pelos portugueses para que o trabalho nas novas terras prosperasse.

Mais sobre o sistema escravista: brainly.com.br/tarefa/308719

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes