A manipulação de células-tronco embrionárias estimula um grande debate a respeito dos limites éticos para as pesquisas e para a terapêutica. Grande parte dessa controvérsia está relacionada à definição do momento em que o embrião, ou o feto, poderia ser considerado verdadeiramente humano. Segundo alguns especialistas no tema, a vida se iniciaria com a fecundação. Por outro Iado, outros consideram que a vida humana poderia se iniciar durante a implantação uterina no início da segunda semana de desenvolvimento. Há, ainda, quem defenda que o início da vida humana se dá com a neurulação a parar do 14º dia. Outras opiniões sobre o tema, no entanto, afirmam que a vida humanase inicia somente após o início dos batimentos cardíacos, no 210 dia de desenvolvimento. Outras possibilidades a serem consideradas avaliam que a vida humana somente teria início após o terceirosemestre e há, ainda, quem defenda que ela se dá com o nascimento.A Lei de Biossegurança, Lei n.° 11.105 de 2005, que rege as investigações com células-tronco embrionárias, estabelece que as pesquisas somente podem ser realizadas@‘ antes do nascimento, com embriões inviáveis ou abortados, pois esses não conseguiriam sobreviver.antes do terceiro semestre, porque após esse período as chances de abortos espontâneos são menores.0 antes da implantação, porque depois disso se estabelece uma maior interdependência fisica entre o embrião e a gestante.até o início dos batimentos cardíacos, porque após esse momento há um sinal de vida intrauterina facilmente mensurável.0 até o 14º dia do desenvolvimento embrionário, uma vez que depois desse período já se constata a presença de células especializadas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa E) até o 14º dia do desenvolvimento embrionário, uma vez que depois desse período já se constata a presença de células especializadas.
As pesquisas com células-tronco no Brasil só podem ser realizadas até o 14º dia do desenvolvimento embrionário, após esse período, o cientista está ferindo a lei, pois o embrião passa a ter células especializadas.
Porém, muitos comitês de ética aprovam projetos feitos após esse período.
Inclusive, houve uma polemica na Europa com o desenvolvimento de mini-cérebros com células de carneiros e de humanos, o desenvolvimento era reprimido para que não se tornasse um cérebro complexo, mas depois de alguns estudos, as ondas cerebrais desses mini-cérebros eram similares a ondas cerebrais de um humano ou carneiro em sofrimento.
Espero ter ajudado!