A manifestação religiosa está presente em todas as culturas e pode ser definida como o conjunto das atitudes e atos pelos quais o homem se prende e se liga ao divino ou manifesta sua dependência em relação aos seres invisíveis, tidos como sobrenaturais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Na época da escravidão, os negros vindos ao Brasil eram obrigados a se converter para o catolicismo.
II- As manifestações rituais e os costumes eram permitidos e podiam ser praticados pelos escravos afrodescendentes somente nas senzalas.
III- O Candomblé e a Umbanda são exemplos de religiões trazidas da África pelos escravos daquela época.
IV- A vinda dos escravos africanos dos diferentes locais da África fragmentou as estruturas religiosas. Assim, os negros partilharam seus diferentes conhecimentos e cultos, o que culminou na criação de religiões afro-brasileiras.
Assinale a alternativa CORRETA:
Soluções para a tarefa
Resposta:
As sentenças I e IV estão corretas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Resposta:
Letra "D" I e IV são verdadeiras
Explicação:
I. (V) Os escravos que chegavam ao Brasil eram obrigados a se converterem ao catolicismo, porém de modo superficial, já que continuavam a seguir suas religiões de origem;
II. (F) Os rituais e quaisquer forma de manifestação de seus costumes pelo escravos africanos no Brasil, eram reprimidos pela igreja católica;
III. (F) A umbanda e o candomblé são duas religiões nascidas no Brasil, com profundas raízes africanas;
IV. (V) Como os escravos pertenciam a várias tribos e diferentes regiões da África, quando desembarcaram no Brasil, realizavam uma troca de tradições com outros escravos, o que levou na criação de religiões afro-brasileiras.