A mania nacional da transgressão leve
Pequenos delitos são transgressões leves que passam impunes e, no Brasil, estão tão institucionalizados que os transgressores nem têm ideia de que estão fazendo algo errado. Ou então acham esses "miniabusos" irresistíveis, apesar de causarem "minidanos" e/ou levarem a delitos maiores. Esses maus exemplos são também contagiosos. E, em uma sociedade na qual proliferam, ser um cidadão-modelo exige que se reme contra uma poderosa maré ou que se beire a santidade.
Alguns pequenos delitos - fazer barulho em casa a ponto de incomodar os vizinhos ou usar as calçadas como depósito de lixo e de cocô de cachorro - diminuem a qualidade de vida em pequenas, as significativas, doses. Eles ilustram a frase do escritor Millôr Fernandes: "Nossa liberdade começa onde podemos impedir a dos outros".
No ano passado, o grupo de adolescentes que furou a enorme fila para assistir ao show gratuito de Naná Vasconcelos, na qual e
Soluções para a tarefa
Respondido por
43
Olá,
Acerca do texto "A mania nacional da transgressão leve" podemos compreender que o objetivo e sentido do texto está em propor que a "lei de Gerson" e a mania que os brasileiros possuem é o que gera a corruptibilidade do estado de maneira geral.
Podemos considerar que o texto foi escrito na primeira pessoa, e podemos retirar do texto um trecho que justifica essa conclusão, que é "E eu também não considero esse delito tão pequeno diante do valor do prejuízo". Quando o autor diz "eu" ele está a expressar sua opinião, demonstrando também sua narrativa.
Abraços!
Respondido por
9
Resposta:
o texto foi escrito em primeira pessoa.
Explicação:
porque ele está narrando a historia .
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás