A mais profunda objeção que se faz à ideia da
criação de uma cidade, como Brasília, é que o seu
desenvolvimento não poderá jamais ser natural. É uma
objeção muito séria, pois provém de uma concepção de
vida fundamental: a de que a atividade social e cultural não
pode ser uma construção. Esquecem-se, porém, aqueles
que fazem tal crítica, que o Brasil, como praticamente toda
a América, é criação do homem ocidental.
PEDROSA, M. Utopia: obra de arte. Vis – Revista do Programa de
Pós-graduação em Arte (UnB), Vol. 5, n. 1, 2006 (adaptado).
As ideias apontadas no texto estão em oposição, porque
A a cultura dos povos é reduzida a exemplos
esquemáticos que não encontram respaldo na história
do Brasil ou da América.
B as cidades, na primeira afirmação, têm um papel mais
fraco na vida social, enquanto a América é mostrada
como um exemplo a ser evitado.
C a objeção inicial, de que as cidades não podem ser
inventadas, é negada logo em seguida pelo exemplo
utópico da colonização da América.
D a concepção fundamental da primeira afirmação
defende a construção de cidades e a segunda mostra,
historicamente, que essa estratégia acarretou sérios
problemas.
E a primeira entende que as cidades devem ser
organismos vivos, que nascem de forma espontânea,
e a segunda mostra que há exemplos históricos que
demonstram o contrário.
Soluções para a tarefa
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O autor aqui se refere a formação do nosso Distrito Federal (Brasília),ele relata que Brasília formou pela ação do homem óbvio e não por cidade vizinhas ou outras.Justificando assim,seu ponto de vista com aspectos históricos que mostra a formação de diversas cidades do mundo.
Portanto,alternativa correta letra:
e)A primeira entende que as cidades devem ser organismos vivos,que nascem de forma espontânea,e a segunda mostra que há exemplos históricos que demonstram o contrário.
Portanto,alternativa correta letra:
e)A primeira entende que as cidades devem ser organismos vivos,que nascem de forma espontânea,e a segunda mostra que há exemplos históricos que demonstram o contrário.
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Letra E - a primeira entende que as cidades devem ser organismos vivos, que nascem de uma forma espontânea, e a segunda mostra que há exemplos históricos que demonstram o contrário.
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