Biologia, perguntado por biiahbiaah5115, 3 meses atrás

A maioria dos peixes é do tipo ósseo mas também existem os peixes cartilaginosos.

Soluções para a tarefa

Respondido por camilandrade99
0

Resposta: Sim, os peixes ósseos (Osteichthyes) são o grupo com maior quantidade de representantes em espécies, correspondendo a 9 em cada 10 espécies e a classe mais recente do ponto de vista filogenético.  

Explicação:

Apesar de os peixes ósseos serem o grupo mais vasto em número de espécies atualmente e de serem a classe mais recente do ponto de visto filogenético, existem também os cartilaginosos (Chondrichthyes).

Os dois grupos são diferenciados por características especificas estruturais:

-PEIXES ÓSSEOS: Possuem um esqueleto ósseo, brânquias cobertas pelo opérculo (proteção óssea) e presença de bexiga natatória, além disso, possuem boca na extremidade anterior, intestino terminado em ânus e excreção de amônia. Exemplo: tilápia, piranha.

-PEIXES CARTILAGINOSOS: Corpo constituído predominantemente de cartilagem, presença de escamas placóides (placas semelhantes a dentes que revestem o corpo desses animais) e do clásper (uma modificação de parte dos raios das nadadeiras pélvicas dos machos, que atuam na reprodução), além disso possuem boca ventral, presença de cloaca, excreção da ureia e ausência de bexiga natatória. Exemplo: tubarão, arraias.

Perguntas interessantes