“A maioria dos ouvintes desconhece a carga semântica que os termos mudo, surdo-mudo e deficiente auditivo evocam. É facilmente observável que, para muitos ouvintes alheios à discussão sobre a surdez, o uso da palavra surdo pareça imprimir mais preconceito, enquanto o termo deficiente auditivo parece-lhes ser mais politicamente correto" (GESSER, 2009, p. 45).
Considerando as implicações sobre a escolha terminológica, é possível afirmar que:
Resposta correta B. O termo surdo reflete uma concepção socioantropológica, pois considera a surdez uma diferença linguística e não um déficit. Correto
Sob uma ótica socioantropológica da surdez, o termo "surdo" é o mais indicado. As expressões que remetem à ideia de deficiência estão ligadas a uma concepção patológica da surdez. Termos como mudo e surdo mudo incorrem em erro, pois nutrem a crença de que o "mudo" é aquele que não fala, mas os surdos podem desenvolver a fala oral e/ou em Libras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Olá!
A afirmativa citada é a correta.
De fato o termo surdo carrega o sentido de perda linguista, e não deficiência, essa palavra bota o deficiente como diferente do ouvinte comum.
Sendo assim, o termo surdo é o mais adequado, pois de fato afasta o surdo da condição patológica da surdez, ou seja, ela remove o status de doente e trás o status de diferente.
Respondido por
1
Resposta:
O termo surdo reflete uma concepção socioantropológica, pois considera a surdez uma diferença linguística e não um déficit.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Perguntas interessantes