História, perguntado por raquel2390ra, 1 ano atrás

A maioria dos moradores de áreas de habitação deficitária estão desempregados, subempregados ou são migrantes de cidades menores que esperam encontrar chances de viver melhor em cidades grandes ou de médio porte. Num contexto marcado pela falta de oportunidades de emprego e renda, o problema de ocupação de assentamentos subnormais vem se agravando nos últimos anos, expondo milhões de brasileiros a condições precárias, principalmente em relação à habitação, ao saneamento e às condições de higiene.



Com base na leitura realizada, analise as afirmativas abaixo.

I - A relevância dessa constatação foi reforçada pelos resultados do Censo de 2000 no Brasil, que evidenciaram o grande crescimento das cidades de grande e médio porte, com índices crescentes de favelização, desemprego, miséria e, provavelmente, parasitoses intestinais.

II – Somente a qualidade de abastecimento de água é suficiente para o controle da diarreia. No entanto, a disposição de redes coletoras de esgotos em terrenos e ruas é a única responsável por doenças parasitárias.

III – A Hepatite A é um importante indicador da qualidade da água e das condições ambientais de determinada região, por tratar-se de doença de veiculação hídrica. A análise de sua distribuição espacial permite mapear áreas de risco da doença, identificando locais onde precárias condições ambientais e sanitárias favorecem sua produção.



Está correto somente o afirmado em​

Soluções para a tarefa

Respondido por elennogueira
2

Resposta: II e III

Explicação:Como em todo o país, a maioria dos moradores de áreas de habitação subnormal é desempregada, subempregada ou migrante de cidades menores, que vêem, em cidades de grande ou médio porte, a chance de uma vida melhor. Assim, frente à falta de emprego e de renda, o problema de ocupação de assentamentos subnormais vem se agravando nos últimos anos, expondo milhões de brasileiros a condições de vida precárias, principalmente em relação à habitação, ao saneamento e às condições de higiene.

A relevância desta constatação foi reforçada com os resultados do Censo 2000 no Brasil, que revelaram o grande crescimento das cidades de grande e médio porte, com índices crescentes de favelização, de desemprego, de miséria e, provavelmente, de parasitoses intestinais. Em relação aos fatores ambientais associados às helmintoses intestinais, pode-se afirmar que, quanto à queixa sobre a água da rede pública de abastecimento, por meio da comparação dicotômica "sim" e "não" encontrou-se um caráter de risco à saúde para estas doenças (OR = 2,073). Nesta pesquisa, a queixa quanto à qualidade da água estava, normalmente, associada à sua turbidez, ou seja, à presença de sólidos em suspensão na água. A turbidez na água pode ter levado a dois mecanismos de contaminação das crianças estudadas. Em um primeiro mecanismo de transmissão, a turbidez na água pode ter levado a comunidade a utilizar fontes alternativas de abastecimento de água sem turbidez, a saber, - como observado nos trabalhos de campo -, água de mina ou de nascente, e água de poços rasos; portanto, a ingestão de água de fontes alternativas pode ter contribuído para o parasitismo por Ascaris lumbricoides e por Trichuris trichiura, que, embora sejam geohelmintos, também estão associados ao consumo de água imprópria para a saúde. Em um segundo mecanismo de transmissão, a turbidez da água pode ter servido de abrigo para os microrganismos patogênicos citados, dificultando uma desinfecção eficaz nas Estações de Tratamento de Água.

Respondido por issavieira50
2

Resposta:

II E III

Explicação:

I.  INCORRETA =  O estudo abrange os dados do Censo 2000, cuja sinopse preliminar foi apresentada em maio deste ano, e indicou também que a população brasileira está envelhecendo. A idade média dos brasileiros passou de 21,7 para 24,2 anos.  

II. CORRETA=  Doenças cujos agentes infecciosos são transportados pela água e que são adquiridos pela injestão de água ou alimento contaminados por organismos patogênicos, como por exemplo : Cólera, Febre tifoide, Disenteria bacilar e Hepatite infecciosa. Tratamento adequado das águas de abastecimento (medida de engenharia ETA)

Desinfecção caseira de água: Fervura: ferver durante 15 minutos e depois aerar.

Iodo: 2 gotas de solução iodo (7%) em 1 litro dágua.

Cloro: 1 gota de água sanitária (2%) em 1 litro dágua.

Evitar ingestão de água de fonte desconhecida.  

III. CORRETA = A hepatite A é uma infecção viral com distribuição mundial que se transmite principalmente pela via fecal-oral, por meio de água e alimentos contaminados.

Perguntas interessantes