História, perguntado por sabrinnamgaldino, 10 meses atrás

A maioria dos homens e mulheres de posses sentiu a necessidade de pôr em ordem as casas dos pobres. Era basicamente o mesmo impulso que movia Colquhoun, com sua defesa de uma polícia mais eficiente, Hannah More, com seus folhetos de meio pêni e Escolas Dominicais, os metodistas com sua ênfase renovada sobre a ordem e a submissão. A mensagem para os pobres e trabalhadores era simples e foi resumida por Burke, no ano de 1795: "Paciência, trabalho, sobriedade, frugalidade e religião é o que se deve recomendar a eles; tudo o mais é pura fraude".
O texto aponta uma convergência dos discursos de diversos indivíduos e grupos na Inglaterra, no sentido de
a) criticar as elites agrárias.b) promover o controle social.c) divulgar os valores iluministas.d) valorizar o cristianismo católico.e) defender o movimento trabalhista.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
41

É correta a alternativa B.

A ideia do texto é que os diferentes grupos que compunham a elite inglesa viam a insatisfação popular como um movimento "perigoso", que ameaçava a ordem social, e se puseram a estabelecer uma série de atos e hábitos que visavam impedir que as massas se revoltassem.

Suas ideias não eram iluministas, e sim de um tipo de caridade, e nem defendiam o movimento trabalhistas, buscando antes "controlar" as massas por meio do discurso de caráter religioso.

Perguntas interessantes