Química, perguntado por kuca, 1 ano atrás

A maioria dos compostos orgânicos é insolúvel em água destilada, então, se um composto desconhecido é insolúvel em água, não poderemos tirar grandes conclusões sobre o composto. Porém, se um composto desconhecido for solúvel em água, podemos considerar a possibilidade do mesmo ser:


Um hidrocarboneto


Um ácido carboxílico de baixa massa molecular


Um ácido forte com alta massa molecular


Uma Amina


Um alcano

Soluções para a tarefa

Respondido por lucelialuisa
1

Podemos considerar a possibilidade dele ser um ácido forte com alta massa molecular.

Como informado no enunciado, a maioria dos compostos orgânicos são insolúveis em água devido a sua baixa polaridade, interagindo pouco com as moléculas da água.

Das alternativas fornecidas, o hidrocarboneto é um composto orgânico, portanto insolúvel em água. Como o alcano é um hidrocarboneto, também é insolúvel.

O ácido carboxílico e a amina também são compostos orgânicos e possuem grupos polares em sua estrutura fazendo com que sua solubilidade em água seja maior. Porém a outra opção seria um ácido forte que é um composto inorgânico, bastante solúvel em água, logo, a alternativa mais viável.

Espero ter ajudado!


Rozzii: Resposta errada, corrigo pelo ava um ácido carboxilico de baixa massa molar.
Respondido por efreitas1
0

Resposta:

Um ácido carboxílico de baixa massa molecular

Explicação: analise os 3 itens abaixo

-Polaridade- somente os compostos orgânicos que são polares é que se dissolverão na água

-Força de atração intermolecular- a possibilidade de ocorrer a dissolução aumenta quando a intensidade das forças atrativas entre as moléculas de soluto e de solvente é maior ou igual à intensidade das forças de atração entre as moléculas do próprio soluto e entre as moléculas do próprio solvente.

- Tamanho das cadeias carbônicas-   porque possui uma parte hidrofílica, que tem afinidade com a água, que é a extremidade com o grupo OH; mas também possui uma parte hidrofóbica, que não tem afinidade com a água, que é a cadeia carbônica.

Perguntas interessantes