A maioria das startups criadas nos últimos anos acabaram se tornando insustentáveis, seja por má gestão, falta de planejamento estratégico, um plano de negócios mal elaborado, falta de foco, entre outros fatores relevantes. Nesse sentido, a atual crise econômica serve como uma prova de fogo aos empreendedores. Resistir à crise passa, quase sempre, por reinventar um mercado. Com o efeito de tantas movimentações, mesmo em meio à crise econômica, uma nova leva de empreendedores vêm conseguindo vender suas startups para grandes players de seu segmento. Em um momento no qual a economia precisa de eficiência, ganham espaço as empresas inovadoras e enxutas por natureza. Em muitos casos, a limitação de recursos pode ajudar as startups a conquistar o mercado. Você foi convidado a falar com um possível futuro incubado, mas ele ainda está em dúvida sobre aderir essa prática, devido à crise. Explique de que modo a crise pode ser benéfica para os negócios e como as incubadoras, as aceleradoras e os parques tecnológicos podem influenciar na mudança desse contexto atual.
Soluções para a tarefa
A crise revela oportunidades aos empreendedores, como por exemplo ela gera um publico que tende a migra na busca de novos serviços mais eficientes ou mais baratos, devido s limitação de recursos de tal público, é nesse momento onde o empreendedor tem o espaço de abarcar um novo mercado com sua startup.
As incubadoras são de grande vantagem pois pegam a startup no seu processo de formação e dão aos empreendedores todo suporte e conhecimento necessário para que esses sejam capazes de gerir o crescimento e viabilizar sua ideia inovadora de forma enxuta para assim ter sucesso no mercado.
Resposta:
Sabe-se que a limitação de recursos tira de jogo os empreendedores mais despreparados e os negócios que não geram valor. Os tempos de crise produziram a maior parte das inovações em diversos campos da vida: na música, nas artes, nos negócios e na tecnologia. É quando se é forçado a repensar as formas tradicionais de fazer as coisas. É quando as pessoas saem da zona de conforto e partem para a ação. É preciso olhar a demanda latente, apesar do ambiente de incertezas.
As incubadoras, as aceleradoras e os parques tecnológicos podem ser fontes de estímulos para as empresas emergentes. As incubadoras, mais precisamente, proporcionam um ambiente seguro para as empresas recém-nascidas, as quais necessitam de cuidados especiais.
Negócios inovadores vivem em ambientes com altos níveis de incerteza e, por isso, ter acesso a capacitações (gestão, vendas, marketing), acompanhamento técnico administrativo, infraestrutura, assessoria de imprensa, financiamentos, rede de relacionamento com empresas, acesso a laboratórios e o selo da incubadora, tudo isso a baixo custo, pode ser o apoio necessário para não falir ou desistir em momentos de incerteza.
Explicação: