A maioria das rebeliões durante as Regências ainda não foi estudada de maneira mais profunda, restando prisioneira seja da visão conservadora que enxerga apenas “desordens”, seja de um certo ufanismo pela “luta popular”, ou ainda por uma historiografia comprometida com a valorização da nação, que aplaina, oculta ou estigmatiza as contradições, na tentativa de compor imagem unitária e harmoniosa da sociedade nacional.
Todavia, não se pode conhecer as Regências sem levar em conta suas rebeliões, que nos colocam no âmago de situações-limite da sociedade.
MOREL, M. O período das Regências (1831-1840). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
Relacionada às transformações institucionais, uma explicação da época para a emergência das rebeliões analisadas foi a
a) passividade social.
b) defesa monárquica.
c) tradição democrática.
d) influência socialista.
e) descentralização provincial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
É correta a alternativa E.
Com a independência do Brasil houve, por um período, uma "janela de oportunidades" em que, em alguns casos, elites locais e, em outros, as massas populares insatisfeitas, se rebelaram contra o governo como forma de adquirir mais autonomia e, assim, melhorar as suas próprias condições.
O período contou com uma série de rebeliões em locais diferentes do país, via de regra o governo reagiu contra elas de maneira violenta, chegando a forma um exército que tinha como único objetivo fazê-lo.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Ed. Moral,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás