Pedagogia, perguntado por delmaregina10, 5 meses atrás

A maioria das plantas que florescem é são polinizadas por insetos, e outros animais, e pelo vento. Estima-se que a proporção de espécies de plantas selvagens polinizadas por animais aumente de uma média de 78% nas comunidades de zonas temperadas para 94% nas comunidades tropicais. Em termos taxonômicos, os polinizadores são um grupo diverso, que abrangem mais de 20.000 espécies de abelhas, muitos outros tipos de insetos (por exemplo, moscas, borboletas, mariposas, vespas e besouros) e até mesmo vertebrados, como alguns pássaros e morcegos. A maioria dos polinizadores é selvagem, mas algumas espécies de abelhas podem ser manejadas, como as abelhas de mel (Apis mellifera, Apis cerana), alguns abelhões e algumas abelhas solitárias.

Soluções para a tarefa

Respondido por marcorogerio78
0

Resposta:

Sim. Flores que dependem dos animais para dispersar o seu pólen tem meios de atrailos. Flores como essas são chamadas de entomófilas (literalmente: amantes de insetos). Essas flores normalmente têm nectários em várias partes para atrair esses animais. Abelhas e pássaros são polinizadores comuns: ambos têm visão colorida, assim escolhendo flores de coloração atrativa. Algumas flores têm padrões, chamados guias de néctar, que são evidentes na espectro ultravioleta, visível para abelhas, mas não para os humanos. Flores também atraem os polinizadores pelo aroma. A posição dos estames assegura que os grãos de pólen sejam transferidos para o corpo do polinizador. Ao coletar néctar de várias flores da mesma espécie, o polinizador transfere o pólen entre as mesmas.

O aroma das flores nem sempre é agradável ao nosso olfato pode ser veneno fatal para as pessoas. Algumas plantas como a Rafflesia, e a PawPaw Norte-Americana (Asimina triloba) são polinizadas por moscas, e produzem um cheiro de carne apodrecida para atrair esses ajudantes.

Jás as flores que são polinizadas pelo vento (as gramíneas por exemplo) e não precisam atrair agentes polinizadores, tendendo assim a possuir aromas discretos. Flores polinizadas pelo vento são chamadas de anemófilas. Sendo assim o pólen de flores entomófilas costuma ser grudento e de uma granulatura maior, contendo ainda uma porção significante de proteína (outra recompensa para os polinizadores). Flores anemófilas são normalmente de granulatura menor, muito leves e de pequeno valor nutricional para os insetos.

Explicação:

Perguntas interessantes