A maioria das doenças provêm de água suja.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Doenças relacionadas com a água
A água, apesar de ser essencial para nossa sobrevivência, está relacionada com diversas doenças que afetam os seres humanos. Denominamos de doenças relacionadas com a água aquelas que sua transmissão, de alguma maneira, está ligada a essa substância. Essas doenças podem estar diretamente relacionadas com a água, quando são ocasionadas, por exemplo, por sua ingestão, ou indiretamente, isto é, quando a água serve de criadouro para algum vetor, como é o caso da dengue.
De uma maneira geral, as doenças relacionadas com a água poderiam ser evitadas com medidas bastante simples. Além disso, o investimento em saneamento básico é essencial para evitar grande parte dessas enfermidades.
→ As formas de transmissão das doenças relacionadas com a água
Veja as principais formas de transmissão:
Doenças relacionadas com a ingestão de água contaminada: A ingestão de água que contém substâncias ou organismos patogênicos pode desencadear uma série de problemas, que, na maioria das vezes, resultam em casos de diarreia. Uma das principais doenças relacionadas com a ingestão de água contaminada é a amebíase, causada pela Entamoeba histolytica. Essa doença pode causar febre, dores abdominais, diarreia com sangue, flatulência, anemia e, até mesmo, morte. Além da amebíase, podemos citar a cólera, a giardíase e a hepatite A.
Doenças relacionadas com o contato com água contaminada: Algumas vezes o simples contato com a água pode expor nosso corpo a agentes patogênicos. Esse é o caso da esquistossomose, que é transmitida após a penetração de larvas (cercárias) pela nossa pele e mucosas. Essa doença pode ser aguda ou crônica. Na fase aguda, pode desencadear diarreia, febre, dores de cabeça, emagrecimento, náusea e vômitos. Na fase crônica, podem ocorrer problemas como o aumento do fígado. Outro exemplo de doença transmitida dessa maneira é a leptospirose, causada por urina de rato contaminada.
Resposta:
Mais de um milhão de bactérias, fungos e microorganismo nocivos ao corpo humano podem viver em ambiente aquático e podem chegar ao nosso corpo de diversas formas. Não é para se assustar, mas até mesmo no banho podemos contrair doenças com água suja. A seguir, cinco doenças que talvez você conheça.
1. Hepatite: A hepatite é uma inflamação do fígado com diversas causas infecciosas e não infecciosas.
2. Leptospirose: esta é uma das doenças mais temidas pela água por conta dos sintomas que deixa no homem.
3. Esquistossomose: Também conhecida como barriga d’água, é uma doença que deixou de ser um problema em diversas cidades devido ao uso de água 4. Amebíase: Pouca gente leva em consideração a amebíase quando se alimenta em locais não seguros e os quais não sabe a procedência do alimento. Atada, mas muito frequente no Brasil ainda em regiões pobres
5. Ciguatera: Das doenças causadas por água suja, com certeza você não esperaria que uma das causas fosse o peixe, não é mesmo? Mas temos sim. A ciguatera é uma intoxicação causada por quem come peixes e outros alimentos marinhos contaminados por uma espécime de plâncton.
Explicação: