Biologia, perguntado por paulooo1831, 1 ano atrás

A maior parte dos mamiferos especialmente os grandes- não pode viver sem água doce. Para os mamiferos marinhos, água doce e ainda mais difícil de ser obtida. Focas e leões- marinhos captam água dos peixes que consomem e alguns comem neve para obtê-la. Os peixes-boi procuram regularmente água doce nos rios. As baleias e outros cetáceos obtêm água de seu alimento e de goladas de água do mar. Para tanto, os cetáceos desenvolveram um sistema capaz de lidar com o excesso de sal associado à ingestão de água marinha. A grande quantidade de sal na água do mar
a) torna impossível a vida de animais vertebrados nos oceanos.
b) faz com que a diversidade biológica no ambiente marinho seja muito reduzida.
c) faz com que apenas os mamíferos adaptados a ingestão direta de água salgada possam viver nos oceanos.
d) exige de mamíferos que habitam o ambiente marinho adaptações fisiológicas, morfológicas ou comportamentais que hes permitam obter água doce

Soluções para a tarefa

Respondido por senhorsaber
22

Letra D)


Lembrando que só seres adaptados conseguiriam sobreviver em um ambiente como esse.

Respondido por Grande20
5

Resposta:

Alternativa correta – Letra E

Explicação:

(A) Animais vertebrados já estão bem adaptados ao ambiente salgado nos oceanos. Todos possuem especializações fisiológicas que permitem a vida do animal nesses ambientes.

(B) O fato de o ambiente ser de água saldada não faz com que a diversidade biológica seja reduzida.

(C) Não apenas os mamíferos adaptados à ingestão direta de água salgada, como também, peixes, anfíbios, répteis e aves.

(D) No meio aquático existe grande variação na concentração de solutos. Deste modo, vertebrados que vivem em água doce enfrentam problemas muito diferentes dos que vivem em água salgada, em relação á manutenção da pressão osmótica. Não se torna, portanto, inapropriado o consumo direto de água doce por mamíferos marinhos.

(E) Todos os mamíferos que vivem em ambiente marinho possuem adaptações fisiológicas (mecanismos osmorreguladores), morfológicas (glândulas de sal) e comportamentais (retirar água do peixe) que lhes permitam obter água doce.

Perguntas interessantes