A maior parte do nosso tempo é dedicado ao trabalho. Se uma pessoa trabalha 8h diariamente, não dá para ficar exercendo suas funções ao mesmo tempo em que lida com transtornos de saúde mental. As frustrações no ambiente de trabalho são comuns e acontecem o tempo todo. Seja pela ameaça da perda do emprego, pelo trabalho não reconhecido, por falhas cotidianas, por relacionamentos complicados, pela insatisfação com o serviço ou pressões de produtividade. Entretanto, todas essas aflições podem ser amenizadas em um ambiente que fornece as condições necessárias para a saúde mental. O trabalho em si é ótimo para a saúde mental, mas um ambiente de trabalho negativo pode levar a sérias complicações. Assédio e intimidação no trabalho são problemas comumente relatados e têm um grande impacto na qualidade de vida das pessoas. A empresa e seus gestores devem estar atentos aos sinais de colaboradores com possíveis transtornos psicológicos. Uma das primeiras reações a serem percebidas é a alteração do comportamento e do humor. A pessoa fica mais quieta, evita contato social, pode se tornar mais agressiva e menos tolerante. Os locais de trabalho que promovem a saúde mental e apoiam pessoas com transtornos mentais são mais propensos a reduzir o absenteísmo, aumentar a produtividade e se beneficiar de ganhos econômicos associados. VITTUDE. Saúde Mental no ambiente de trabalho. Disponível em: Acesso em: 28 fev. 2020. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir considerando V para Verdadeiro e F para Falso.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativas: 2. (V, V, F, V)
Explicação:
(V) I. Alterações no humor configuram-se como um dos principais sintomas de que o trabalhador possa estar enfrentando um quadro de transtorno mental.
(V) II. Embora não seja possível evitar que ocorram frustrações no ambiente de trabalho, é preciso que as empresas se esforcem na construção de um ambiente propício à manutenção da saúde mental dos trabalhadores.
(F) III. As empresas não investem em ações para a promoção da saúde mental porque isso pode acarretar no afastamento do trabalhador de suas funções e, com isso, ter uma baixa na produtividade.
(V) IV. Alguns dos problemas mais comumente enfrentado por trabalhadores nas empresas envolvem situações de assédio e intimidação, ocorrendo também problemas nas relações interpessoais e insatisfação com o serviço.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente
Alternativas: 2. (V, V, F, V)