A maior parte das usinas hidrelétricas que atendem à região Centro-Oeste está situada no rio
Soluções para a tarefa
Resposta:
Relação das usinas hidrelétricas do Brasil (UHE)[1] integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e operadas em conjunto pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica, atualizada até o ano de 2019[2]. Todas as usinas hidrelétricas com geração de 3 MW até 30 MW e com área de reservatório de até 13 km² são designadas PCH - Pequena Central Hidrelétrica.
Várias usinas hidrelétricas tiveram a sua denominação alterada com o passar do tempo, mas os seus reservatórios ainda continuam com a denominação original, nestes casos são utilizadas na lista as duas nomenclaturas (do reservatório e da usina). Com relação as usinas operadas por consórcios, compostos por várias empresas geradoras e alguns com participação de empresas de outros segmentos de atuação, são citados apenas os acionistas que são empresas de geração de energia[3].
Em levantamento histórico realizado em 1948 para fins de elaboração do Plano SALTE, definiu-se os seguintes registros [4]:
Primeira usina elétrica: Em junho de 1833, pequena instalação térmica de 52 Kw, em Campos (RJ).
Primeira central elétrica: 1889, Companhia Mineira de Eletricidade, Juiz de Fora (MG). No mesmo ano surgiu a segunda termelétrica, em Curitiba (PR), da The South Brazilian Raillway Co. Ltda.
Primeira grande instalação hidrelétrica - Inaugurada em 1909, chegando rapidamente a 27.379 kw, em Parnaíba (SP), no Rio Tietê, da The S. Paulo Tramway, Light & Power Co. Ltda
No Norte do Brasil: as primeiras centrais foram termelétricas: Cruzeiro do Sul (AC), em 1904, e de Manaus(AM) e Belém (PA), inauguradas em 1905.
Explicação: