Português, perguntado por andregabriel0829, 7 meses atrás

[...] A má distribuição de riqueza não permite o voto facultativo, pois deixaria o eleitor que desconhece seus direitos de cidadão em desvantagem quanto ao eleitor bem informado e sabedor de opinião, o que ocasionaria no clientelismo partidário, pois o eleitor em desvantagem não se preocuparia em conhecer as ideologias partidárias e as pretensões políticas do candidato, levando ao clientelismo.
Esse parágrafo faz parte de um texto argumentativo e foi utilizado como parte da argumentação da autora. Para organizar o parágrafo, foi utilizado o processo de *
10 pontos
Ⓐ causa e consequência, em que a má distribuição de riqueza é apontada como uma causa de o voto ter de ser obrigatório.
Ⓑ conceituação, pois o raciocínio desenvolvido leva à ideia de “clientelismo partidário”, expressão que é explicitada pela autora.
Ⓒ enumeração, uma vez que são apresentadas diferentes justificativas, em ordem de importância, para a defesa da tese.
Ⓓ exemplificação, tendo em vista que a autora utiliza a má distribuição de riqueza como um exemplo para sustentar a sua tese.
Ⓔ paralelo ou confronto, já que a autora coloca em lados opostos a má distribuição de riqueza e o clientelismo partidário.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielacavalcanteli
1

Resposta:Letra D

Explicação:

Letra

Respondido por yuri14rodrigues
1

A exemplificação foi utilizada neste texto (item D).

Para evidenciar o seu argumento e ponto de vista, a autora elencou a má distribuição de renda como um dos exemplos que fazem com que os eleitores não escolham com sabedoria os seus próprios políticos, se baseando apenas no clientelismo.

Sobre os argumentos:

O argumento de exemplificação utiliza uma citação de um caso específico para que o autor possa se posicionar sobre determinado assunto. Neste texto, temos o exemplo de que a má distribuição de renda é algo que afeta diretamente no voto facultativo, que não existe.

Existem alguns tipos de argumentos:

  • Argumentos de autoridade;
  • Argumentos por comprovação;
  • Argumentos por comparação;
  • Argumentos por causa e consequência;
  • Argumentos por exemplificação;
  • Argumentos por enumeração.

Saiba mais sobre argumentos em: brainly.com.br/tarefa/22724999

Anexos:
Perguntas interessantes