A luz emitida por uma lâmpada fluorescente é produzida por átomos de mercúrio excitados, que, ao perderem energia, emitem luz. Alguns dos comprimentos de onda de luz visível emitida pelo mercúrio, nesse processo, estão mostradas nesta tabela: Considere que, nesse caso, a luz emitida se propaga no ar. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que, em comparação com os de luz verde, os fótons de luz azul tem:
a) menor energia e menor velocidade.
b) maior energia e maior velocidade.
c) menor energia e mesma velocidade.
d) maior energia e mesma velocidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d)
Explicação:
Para responder essa perguntar precisamos considerar o caráter ondulatório da luz e o caráter de partícula (fótons). Veja que estamos tentando relacionar uma propriedade ondulatória (comprimento de onda), com propriedades de partículas (energia, velocidade). Essa relação foi um dos pontos chave para o desenvolvimento da física quântica e foi dada por Albert Einstein em 1905, quando ele desenvolveu sua teoria do Efeito Fotoelétrico (teoria esta que rendeu seu prêmio Nobel). A energia de um fóton se relaciona com sua frequência pela seguinte equação:
em que é uma constante física chamada constante de Planck.
Lembre que, pela teoria ondulatória, a velocidade de uma onda se relaciona com o comprimento e frequência da onda pela seguinte relação:
Outra informação fundamental é que, fixado um referencial, a velocidade de uma onda dependerá em geral apenas das propriedades do meio de propagação. Em outras palavras, e podem variar, mas não independentemente. Isto é, variam sempre deixando o produto constante.
A luz é um caso ainda mais especial, pois isso não depende de um referencial fixo. Isto é, a velocidade da luz é, de fato, constante em um dado meio de propagação (este fato também foi enunciado por Einstein, quando, no mesmo ano de 1905, ele desenvolveu sua teoria da Relatividade Especial).
Importante: a velocidade da luz pode mudar com a mudança do meio de propagação, resultando no fenômeno da refração. No entanto, este não é o caso do problema (a luz se propaga no ar sempre).
Segue que
Encontramos uma expressão da energia que envolve duas constantes ( e ) e apenas uma variável (o comprimento de onda ).
Olhando a tabela, vemos que o comprimento de onda da luz azul é menor que o da luz verde. Consequentemente, como o está no denominador da última equação, a energia da luz azul é maior que o da luz verde.
Segue que a resposta é a letra d).