A luz emitida por lâmpadas de sódio, ou de mercúrio, da iluminação pública, provém de átomos que foram excitados ao receber energia. Essa energia permiti que os elétrons saltem de um nível interno para outro mais afastado do núcleo, liberando-a no seu retorno sob a forma de luz. Podemos concluir que tal comportamento foi previsto pelo modelo atômico de:
Rutherford.
Dalton.
Demócrito.
Thomson.
Bohr
Soluções para a tarefa
Resposta:
Rutherford
Explicação:
espero ter ajudado
O comportamento observado é explicado pelo modelo atômico de Rutherford (Alternativa A).
Modelo atômico
O átomo é considerado a menor partícula da matéria, sendo que ao longo do tempo vários modelos foram propostos para descreve-lo.
O primeiro deles foi o de Dalton que considerava o átomo como uma esfera maciça, indivisível e homogênea, não prevendo a presença de cargas no mesmo.
O segundo modelo foi o de Thomson que mostrava o átomo como divisível, sendo composto de carga positiva com pequenas partículas negativas incrustadas no meio.
O terceiro modelo foi o de Rutherford, onde o átomo era composto por uma região central positiva (núcleo) e um grande espaço vazio com os elétrons em volta. Com esse modelo é possível explicar o comportamento da luz emitida pelas lâmpadas.
Para saber mais sobre modelos atômicos:
https://brainly.com.br/tarefa/37482456
Espero ter ajudado!