A luz e a escuridão são personagens importantes de uma criação artística, qual ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A representação da luz na pintura figurativa possui um papel fundamental na estruturação de um pensamento filosófico. Ela é feita através de técnicas pictóricas* que utilizam o mundo como referência, e da mesma forma que na obra sobre a alegoria da caverna de Platão, tais representações artísticas acerca da luz criam uma nova realidade baseada na verossimilhança e imitação da realidade.
A luz evidencia o que é real e se revela na pintura através de tons diferenciados, porém na pintura a ideia de uma realidade não é somente resumida ao que está iluminado, esta realidade abrange tudo, desde a representação da luz sobre os objetos até a representação das sombras.
Objetos e formas são observáveis porque refletem a luz, se o objeto não reflete luz ele deixa de ser visto, o que não significa que o objeto ou a forma obscura não esteja presente na composição.
O uso da luz na pintura figurativa possibilita a construção de um espaço virtual tridimensional, e quando o espaço é ordenado dentro de uma perspectiva Cônica*, há uma modelagem do Chiaroscuro* que reforça a ilusão de volume e de espacialidade através do posicionamento da luz, tanto em primeiro quanto em segundo plano.
O uso da técnica permite a dinamização da luz e sombra na pintura figurativa para além de uma única perspectiva central, a técnica quando aplicada à obra de forma eficaz, traz uma riqueza de informações visuais, onde a luz pode se apresentar em mais de um foco de direção luminoso, tornando assim a composição mais dinâmica e diversificada.
Na presença da luz a sombra e a penumbra se tornam elementos subordinados, a sombra tem um importante papel de ocultar toda a informação que não é essencial, tornando aquilo que está sendo valorizado na luz mais proeminente.
*Técnicas Pictóricas: Comumente, a classificação dos elementos da linguagem pictórica referem -se ao ponto, a linha, a perspectiva, a cor, a textura, a dimensão (proporção e escala), a sugestão/ ilusão de movimento, assim como as questões colocadas em termos da relação entre estes elementos, ou seja, as partes de um “corpo” pictórico se tornam parte da composição.
*Perspectiva Cônica: Na perspectiva cônica podem existir um, dois ou três pontos de fuga no desenho de perspectiva, é um método de transmitir ao observador a aparência que as formas assumem à distância bem como as três dimensões que estas possuem.
*Chiaroscuro: refere-se ao uso de luz e sombra para criar a ilusão de volume tridimensional em uma superfície plana. O termo se traduz como “claro-escuro”; chiaro significa brilhante ou claro e scuro significa escuro ou obscuro.
A luz pode se apresentar com diferentes características visuais na pintura figurativa, estas representações se apresentam de três modos:
A – Luz Direta
Dentre as diferentes representações da luz direta é possível observar a existência de dois tipos: a luz natural (luz solar) e as artificiais (luz de lâmpadas, velas e o fogo).
Luz Natural
Este tipo de luminosidade pode se apresentar na pintura figurativa de duas maneiras: a luz natural pode ser difusa no ambiente ou direcionada em um facho de luz.
Resposta:
A luz é a escuridão ou (sombra) são elementos fundamentais da linguagem visual. Com elas podemos criar um desenho, na pintura a escultura belíssimos efeitos como o de dilatação do espaço, o de profundidade e o de valorização da parte mais iluminada.
Explicação:
Espero ter ajudado
Deus abençoe✨