Geografia, perguntado por joaopucuta1258, 1 ano atrás

A luz aumentou e espalhou-se na campina. Só aí principiou a viagem. Fabiano atentou na mulher e nos filhos, apanhou a espingarda e o saco dos mantimentos, ordenou a marcha com uma interjeição áspera. Afastaram-se rápidos, como se alguém os tangesse, e as alpercatas de Fabiano iam quase tocando os calcanhares dos meninos. A lembrança da cachorra Baleia picava-o, intolerável. Não podia livrar- -se dela. Os mandacarus e os alastrados vestiam a campina, espinho, só espinho. E Baleia aperreava-o. Precisava fugir daquela vegetação inimiga. (Graciliano Ramos. Vidas secas). a) Além da presença de espinhos, cite outras duas características da vegetação do bioma em que se passa a história narrada na obra Vidas secas. b) Considerando a data de publicação da primeira edição do romance Vidas secas (1938) e a região em que se passa seu enredo, caracterize os problemas sociais sugeridos pelo texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por Pefix
11
Boa Noite

1) a maior parte da obra vida seca se passa no Nordeste, um local de características geográficas bem definidas, como por exemplo a falta de chuva, o que acarreta em um solo rachada e seco, outras característica do Nordeste é a Caatinga ( Sertão local onde passa a História ).

2)Os problemas sociais que a obra " vidas secas" são: 

*a seca social, Fabiano e sua família viviam como animais longe da sociedade.

*a seca linguística, Os filhos de Fabiano só faziam barulhos igual animais, mesmo Fabiano e Sua Esposa não tinham um bom vocabulário. 

*a seca regional, mostrando os problemas acarretados pela falta de chuva no Sertão Nordestino.

Perguntas interessantes