A luta por direitos é, no fundo, uma luta por oportunidades. Ao pedir por oportunidades, o negro não está buscando caridade. Ele não quer definhar enquanto vive de pagamentos da assistência social, assim como qualquer outro homem. Ele não quer que lhe seja dado um emprego para o qual ele não está capacitado. Tampouco, entretanto, ele quer que digam a ele que não há lugar onde ele pode ser treinado para estar capacitado. Então, com oportunidades iguais deve vir a ajuda prática e realista que vai lhe dar instrumentos para conquistar essas oportunidades. Dar um par de sapatos a um homem que não aprendeu a andar é um gesto cruel. (LUTHER KING JR., 1963). Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2018. Tradução do autor. A partir do trecho apresentado e da história da luta contra a segregação racial nos EUA, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Ao afirmar que o negro “não quer que lhe seja dado um emprego para o qual ele não está capacitado”, Martin Luther King Jr. admite que a culpa do desemprego entre negros é da própria comunidade afro-americana.
b. No trecho “Ele não quer definhar enquanto vive de pagamentos da assistência social”, Martin Luther King Jr. critica, explicitamente, os valores pagos pelo governo dos EUA àqueles que precisam de auxílio social.
c. Ao afirmar que “A luta por direitos é, no fundo, uma luta por oportunidades”, Martin Luther King Jr. dissocia as conquistas políticas da luta pelos direitos civis dos negros às reformas sociais que auxiliem o negro.
d. No trecho “com oportunidades iguais deve vir a ajuda prática e realista que vai lhe dar instrumentos para conquistar essas oportunidades”, podemos apontar as cotas raciais na educação como um exemplo dessa ajuda.
e. Ao afirmar “o negro não está buscando caridade”, Martin Luther King Jr. se posiciona claramente contra a existência de cotas raciais nas instituições de ensino.
Soluções para a tarefa
Respondido por
74
e.
Ao afirmar que “A luta por direitos é, no fundo, uma luta por oportunidades”, Martin Luther King Jr. dissocia as conquistas políticas da luta pelos direitos civis dos negros às reformas sociais que auxiliem o negro. Incorreto
Respondido por
50
É correta a alternativa D.
Embora esta seja apenas uma das interpretações possíveis daquilo que afirmou aqui o Dr. King, nela podemos ver a defesa de que, para alcançar a igualdade social, que foi negada aos afro-americanos, é necessário empregar "ajuda prática e realista", de modo a dar instrumentos para que a igualdade seja efetivada.
As cotas poderiam ser vistas como esta "ajuda prática e realista", que visa atuar diretamente na realidade social, corrigindo injustiças históricas.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
No trecho “com oportunidades iguais deve vir a ajuda prática e realista que vai lhe dar instrumentos para conquistar essas oportunidades”, podemos apontar as cotas raciais na educação como um exemplo dessa ajuda. Correto!!!! Corrigida pelo AVA!