A luta pela independência, ainda que tenha tido componentes sociais na maioria dos países, foi liderada e conduzida pelas elites nativas, preocupadas menos com a ampliação dos espaços democráticos do que com seus negócios e as possibilidades de expandi-los. No caso do Brasil, então, a transição de colônia para país independente foi ainda menos revolucionária, para empregar um termo forte, no sentido de que menos se mexeu nas estruturas existentes ao tempo do Brasil-colônia.”
ROSSI, Clóvis. A contrarrevolução na América Latina. São Paulo: Atual, 1986.
“No Brasil, não houve guerra pela independência e o antigo aparelho administrativo colonial passa a constituir-se no ‘novo’ Estado independente. A cúpula dirigente continua, atravessa incólume a linha que separa as duas etapas históricas. Os donos do poder político e econômico continuam os mesmos, ainda que, às vezes, mudem as pessoas.”
POMER, León. As independências na América Latina. São Paulo: Brasiliense, 1981.
Compare os textos sobre o processo de independência da América Latina, no século XIX, observando a situação singular em relação ao Brasil:
A) O processo de independência do Brasil foi articulado pela elite econômica que estava no poder, aliada aos interesses portugueses e ingleses, não alterando a estrutura vigente, como a escravidão e o latifúndio, e muitas dessas heranças ainda estão presentes em nossa sociedade.
B) Diferentemente das outras colônias espanholas, o Brasil investiu em um processo de independência diplomático e sem traumas políticos e sociais, pois resguardou a integridade territorial do Estado e protegeu a população de conflitos sangrentos como os que arruinaram a maioria das colônias hispânicas, como o Haiti.
C) O processo de independência das colônias espanholas foi liderado pelos criollos, como Simon Bolívar, que tinham interesse em assumir o controle político local; já no caso brasileiro, encontramos personagens como Tiradentes, que empreendeu uma luta emancipacionista e abolicionista no Brasil, apesar de não participar de movimentos revolucionários.
D) Nos dois casos apresentados e, em especial no processo de independência do Brasil, houve uma ampla mobilização popular, de caráter democrático, que rompeu com o poder das elites locais e implantou um governo republicano e livre do trabalho escravo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Letra A
Aqui no Brasil as elites é que articularam o processo de independencia. E nao ouve mudanças consideraveis no Latifundio e na escravidao.
Aqui no Brasil as elites é que articularam o processo de independencia. E nao ouve mudanças consideraveis no Latifundio e na escravidao.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás