Sociologia, perguntado por pipeirozika5p5z8uw, 10 meses atrás

A luta pela cidadania é hoje um projeto democrático. No discurso político popular, ela implica a plena participação de todos os adultos, independentemente de “raça”, etnia, sexo ou credo. Ela é também um projeto nacional e, a rigor, um projeto mediante o qual a “nação” procura obter legitimidade aos olhos dos habitantes do país e da “comunidade internacional”. Os cientistas sociais devem prestar atenção ao novo sentido do termo cidadão, em vez de se aterem à restrita noção utilizada nas antigas cidades-Estado gregas, das quais as mulheres, os escravos e os “estrangeiros” eram excluídos.

(WALBY, Sylvia. A Mulher e a Nação. In Balakrishnan, Gopal (org.) Um Mapa da Questão Nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000).



Considerando o texto acima os seus estudos sobre cidadania e o histórico sobre a mulher nas civilizações analise as afirmativas a seguir.

I - Ocorre que a desigualdade sexual teria características comuns em todas as sociedades e todos os períodos históricos e as mulheres compartilhariam uma opressão comum, apesar de suas comprovadas diferenças de etnia, nacionalidade e "raça".

II- Existe um duplo fardo carregado pelas mulheres negras, em decorrência do racismo e do sexismo. Isso também sugere que o racismo é uma camada extra de opressão que algumas mulheres têm de suportar.

III-Verifica-se duas formas principais de patriarcado: o privado e o público. No patriarcado privado, o modo de expropriação da mulher é individual, por seu marido ou seu pai. Já no patriarcado público, ele é coletivo, através de muitos homens agindo em comum.

IV- A conquista da cidadania civil, embora concluída para a maioria dos homens, antes da cidadania política, nos países considerados desenvolvidos, mal se concluiu para as mulheres desses países. Ou seja, para as mulheres a cidadania política foi conseguida antes da cidadania civil.

É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por Hikihakamoto
0
IV espero q seja isso
Perguntas interessantes