História, perguntado por Guidinha497, 1 ano atrás

A longevidade da civilização e do Império Chinês

Algumas civilizações da Antiguidade tiveram duração menor (Egito e Mesopotâmia) e outras, maior (Índia e China), assim como os impérios correspondentes. A China é o caso de civilização de maior duração e isto se deve a vários fatores, que foram se conjugando ao longo do tempo.

A posição geográfica da China, no Extremo Oriente, foi um fator de proteção diante das invasões, comparativamente às áreas de trânsito mais fácil. As conquistas de Alexandre alcançaram o Egito, a Mesopotâmia, a Pérsia, a Índia, mas não a China, que estava longe demais. [...] Além da posição geográfica vantajosa, outros fatores se combinaram para permitir uma vida rica e duradoura à civilização chinesa: 1) a gênese e expansão da agricultura intensiva de arroz; 2) o nascimento de filosofias civilizatórias e tolerantes, como o taoismo e o confucionismo (século VI a.C.); e 3) o surgimento e a consolidação da administração pública que precocemente deu origem a um estado nacional (século III a.C.)

A ''civilização do arroz'' [...] teve importância essencial na vida material da China e da Índia e por extensão nas áreas abrangidas pelas chamadas chuvas de monção.

As duas civilizações nasceram em extensas planícies fluviais, de grande fertilidade agrícola, capazes de comportar altas densidades populacionais. Além da importância na vida material, a civilização do arroz, nascida na exuberância natural da Ásia das Monções (chuvas abundantes e rios caudalosos com grandes planícies férteis), teve papel importante na vida espiritual dos seus habitantes, dando origem às religiões e filosofias fortemente pacifistas e tolerante [...].

a) O texto acima pode ser classificado como literário, dissertativo, jurídico ou jornalístico?
b) Entre os fatores geográficos apontados para explicar a longevidade da civilização chinesa, qual você considerou mais importante? Justifique sua resposta.
c) Segundo o autor, a ''civilização do arroz'' teve importância material e espiritual na vida dos chineses. De que forma ele justifica essa sua afirmação?

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
48

A longevidade da civilização e do Império Chinês:

a) O texto pode ser classificado como dissertativo, pois a partir de um tema, aborda de forma lógica e ordenada, as concepções iniciais, insere raciocínios para posteriormente, chegar às conclusões finais.

b) Entre os fatores geográficos apontados para explicar a longevidade da civilização chinesa, o mais importante foi a exuberância natural da Ásia das Monções, com chuvas abundantes e rios caudalosos e grandes planícies férteis.

c) Segundo o autor, a ''civilização do arroz'' teve importância material e espiritual na vida dos chineses, porque além de possuir grande fertilidade agrícola, permitiu o nascimento de religiões e filosofias de vida, baseadas no equilíbrio harmonioso com a natureza, na tolerância e na quietude da alma, das pessoas que não se encontram em constante busca de sobrevivência diante da guerra, da fome ou cataclismos naturais.

Bons estudos!

Perguntas interessantes