A logística visa entregar os produtos na hora certa e em quantidades certas. Para alcançar tal fim, a organização deve levar em consideração o tempo de aprisionamento, ou seja, o lead time. O lead time de entrega refere-se ao tempo decorrido desde o recebimento do pedido até a entrega do produto ao cliente final. É preciso salientar que esse elemento reflete o comprometimento logístico da organização com o prazo de execução esperado e sua variação aceitável (MARCHESINI; ALC NTARA, 2012). É fato que, quanto menor for o lead time, maior será a chance de satisfazer o cliente.
Considerando a citação acima e com base em toda discussão realizada ao longo da disciplina, explique a importância do gerenciamento do lead time nas organizações, baseando-se na cadeia de suprimentos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O lead time é relevante para as empresas porque o objetivo é sempre reduzi-lo. Por isso, esse indicador pode ser usado para embasar o planejamento organizacional.
É o caso, por exemplo, da área de Compras, em que todos devem saber qual é o período de tempo entre a compra de insumos, emissão de pedidos e disposição do material para uso.
Já na Produção é o período compreendido entre a fabricação (do início ao fim) e a próxima etapa. Fica claro, portanto, que vários fatores determinam o sucesso da logística. Entre eles estão: controle preciso dos estoques, ciclo de vida dos produtos e mercado dinâmico com negociações que tendem a ser cada vez mais voláteis.
Outro destaque é o fato de o lead time ser um desafio para evitar a insatisfação do cliente. Em outras palavras: ele nunca pode ser mais alto do que o consumidor está disposto a aguardar.
Resposta:
A partir do momento em que uma empresa descobre seu lead time, ela pode se esforçar para adotar uma metodologia para a cadeia de suprimentos mais enxuta e produtiva, com o intuito de reduzir o tempo de aprovisionamento e o prazo de entrega para o cliente.
O conhecimento do lead time da empresa estimula gestores a refletir melhor sobre todas as etapas que um produto percorre até ser entregue ao cliente. Sendo assim, caso esse índice seja desfavorável, é possível elaborar soluções e implementar iniciativas que promovam a redução desse período. Inclusive, é possível fazer isso identificando e eliminando erros, gargalos e tempo de espera ao longo da produção.
Explicação: