A logística inversa ou reversa aplica-se a todos os fluxos físicos inversos, isto é, do ponto de consumo até a origem ou deposição em local seguro de embalagens, produtos em fim de vida, devoluções etc., tendo as mais variadas áreas de aplicação, por exemplo: componentes para a indústria automotiva, vendas por catálogo, frigoríficos, máquinas de lavar e outros eletrodomésticos, computadores, impressoras e fotocopiadoras, embalagens, pilhas, baterias, revistas, jornais e livros.
Exemplos dos benefícios da logística reversa na economia e redução de energia em processos indústrias de alto impacto ambiental:
• Para produzir alumínio do minério são necessários 15 kWh/kg; usando material reciclado é necessário somente 0,75 kWh/kg (reduz 95%);
• Para produzir plástico (resina virgem) são necessários 6,74 mil kWh/tonelada; usando plástico reciclado é necessário 1,44 kWh/ tonelada (reduz 80%);
• Para produzir papel são necessários 4,98 MWh/tonelada; usando aparas recicladas é necessário 1,47 MWh/tonelada (reduz 70%);
Agora vamos a atividade prática e imersiva:
1º: Escolha um produto que esteja ao seu alcance e apto para o descarte após a sua utilização ou no fim do seu ciclo de vida. Tire uma foto do produto e anexe nesta etapa:
2º: Encontre um ponto na sua cidade ou região de recolhimento ou devolução do produto após a sua utilização para o descarte. Nesta etapa você deverá explicar onde é este ponto na sua cidade e pontuar quais são os produtos recolhidos e para onde vai o produto após o descarte.
3º: Explique como se dá o processo de logística reversa para tal produto, desde a empresa até o consumidor e do consumidor para a empresa. Você poderá realizar pesquisas para entender este processo. Por exemplo: Os pneus são reutilizados, latas de alumínio entre outros. Não esqueça de mencionar as referências.
4º: Apresente os benefícios que você percebeu neste processo, considerando os integrantes abaixo:
A - Empresa:
B - Consumidor:
C - Sociedade:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
1. Um exemplo de produto que esteja ao seu alcance e apto para o descarte ou já no fim do ciclo de vida pode ser uma escova de dente, garrafa PET, ou algum outro.
2. Um ponto na sua cidade que faça o recolhimento ou devolução do produto após a sua utilização será uma cooperativa de reciclagem.
3. O processo de logística reversa se dá por organizações que fazem a reciclagem, tal como cooperativas locais. No caso de componentes eletrônicos há pontos de recebimento.
4. Benefícios para as empresas são a economia e reutilização de componentes, enquanto que para o consumidor é a possibilidade do descarte adequado. Para a sociedade é a preservação ambiental e redução da exploração natural.
Abraços!
guimaraesset:
Que bacana! esse trabalho é um dos mais chatos até agora..
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Espanhol,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás