A Logística integrada, como vimos, tem o objetivo de alinhar processos-chave nas empresas para que funcione de forma mais harmônica e eficiente. O que antes eram meros processos operacionais de recebimento e transporte, hoje, são considerados pontos estratégicos, que podem agregar valor, maximizando a eficiência produtiva ou minimizando os custos ao longo do processo.
Além disso, a logística ganhou recentemente novos ares tecnológicos e sistemas inteligentes, especialmente no que diz respeito a integração de informações, o que chamamos de Logística 4.0. Essa nova realidade na logística é um reforço à ideia de que é necessário um planejamento estratégico moderno e veloz para que sejam observados melhores resultados ao longo da cadeia de suprimentos
Como o conceito de Logística 4.0 pode impactar o dia a dia das atividades básicas da Logística Integrada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Instalações/Localização: a logística 4.0 pode impactar a escolha da localização de uma instalação por conta do alto nível de informação e integração, por exemplo o uso de softwares de simulação, com a realidade aumentada. Também pode ser usado o Big Data, com a finalidade de cruzar o maior número de informações possível para apoiar sobre a escolha da localização.
b) Processamento de Pedidos. A logística 4.0 pode impactar os pedidos devido à Internet das Coisas e do Big Data, ambos podem processar os pedidos de forma mais veloz e eficiente, já que as informações estarão sempre se cruzando e sendo atualizadas instantaneamente. Além disso, o Cloud Computing também pode auxiliar na interface e no compartilhamento de informações entre a empresa e o cliente de forma mais segura e eficiente.
c) Estoques: a logística 4.0 pode impactar os estoques com o uso de softwares muito mais apurados para realizar a previsão de demanda, além de usar os conceitos de Internet das Coisas e Big Data para gerar uma integração muito maior entre as áreas que têm impacto sobre o estoque como: marketing, setor produtivo, compras etc.
d) Transporte: a logística 4.0 pode impactar os transportes com o uso de computadores de bordo integrados, roteirização e programação atualizadas em tempo real, sistema de rastreamento inteligente, reconhecimento de face, biometria entre outras tecnologias.
e) Armazenamento: a logística 4.0 pode impactar na gestão de armazéns, trazendo automatização como: armazéns verticais, robôs e equipamentos automatizados como AGVs e LGVs, sistemas inteligentes de armazenagem e sinalização, softwares especializados no gerenciamento; além de tecnologias como o Big Data, a Internet das Coisas e o Cloud Computing que podem auxiliar na gestão e compartilhamento de informações de forma mais segura e eficiente.
Explicação:
O conceito de Logística 4.0 pode impactar positivamente em todas as atividades básicas da Logística Integrada. Na prática, isso quer dizer que as novas tecnologias são capazes de ajudar desde a comunicação com o fornecedor de matérias-primas até na confirmação do recebimento do pedido realizado pelo consumidor.
Na prática, significa afirmar que a Logística Integrada passa a ficar mais inteligente - por conta do uso de programas de computador e robôs - e dinâmica.
Dessa forma, é válido considerar que a Logística 4.0 tem o papel de contribuir e muito para o aumento da produtividade das empresas que trabalham no ramo logístico.
Aprenda mais sobre o tema Logística 4.0 em:
https://brainly.com.br/tarefa/22046082
Se tem alguém capaz de alcançar o primeiro lugar, esse alguém é você!