A logística brasileira é um assunto de imensa complexidade, pois, frente à um país de proporções continentais e com um grande déficit em infraestrutura, é de se esperar que o custo com o transporte seja um grande gargalo que impede a evolução da competitividade dos produtos brasileiros, em comparação com os demais países.
Sobre esta realidade, analise as seguintes afirmações:
I. O custo de produção de soja e de milho no Brasil é competitivo, contudo, ao inserirmos na discussão o custo com os transportes, podemos afirmar que a soja e o milho Matogrossense sofrem significativo aumento de custos, por estar distante dos portos.
II. Observa-se ainda uma saturação dos portos do Centro-Sul brasileiro, em especial, Santos (SP) e Paranaguá (PR), que permitem a exportação de commodities agrícolas oriundas dos estados desta região. Isto se traduz nas imensas filas de caminhões ao longo das rodovias que desembocam nos portos e no elevado tempo de espera para descarga.
III. Na atualidade, não existem outras possibilidades de exportação de soja ou milho no Brasil além dos portos do Centro-Sul, de modo que é imperativo ao Poder Público investir em melhorias logísticas para as novas e novíssimas fronteiras agrícolas, localizadas, em especial, no Norte e Nordeste brasileiros.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
I, II e III estão corretas.
Sim, é importante que se a logística abranja novas fronteiras, pois para que o país cresça é importante que as fronteiras agrícolas se expandam.
Partindo deste ponto, podemos ressaltar que os centros de distribuição são fundamentais no sistema de logística de uma empresa, situados geralmente em rodovias ou próxima a elas.
Além disso, eles se mantém em locais de fácil acesso a grandes caminhões e carretas, funcionando como peças estratégicas para o abastecimento de lojas ou entregas de produtos.
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Explicação:
ESTOU COM O GABARITO
Perguntas interessantes