A lógica tem suas raízes ligadas à Filosofia e pode ser considerada como uma forma de pensar de modo organizado, ou ainda como um ramo da Filosofia que cuida das regras do pensamento racional. Em nossas aulas estudamos a lógica proposicional (também conhecida como lógica formal), que se baseia em três princípios, a saber: princípio da identidade, princípio da não contradição e princípio do terceiro excluído. Nesse tipo de lógica uma ideia ou é verdadeira ou é falsa, não existindo uma terceira possibilidade. Tal fato acontece em nosso dia a dia? Por exemplo, quando falamos em estar com fome podemos fazer as seguintes afirmações: podemos estar com fome, não estarmos com fome, pouca fome, muita fome. Tal pensamento é algo inerente ao ser humano e que computadores, por exemplo, não são possíveis de processar, visto que utilizam uma lógica em que são aceito apenas dois valores, sim ou não. Diante da inviabilidade de ser apenas respostas verdadeiras ou falsas em nosso dia a dia, surgiram outros tipos de lógica que consideram outros valores lógicos. Por exemplo, há um tipo de lógica que mesmo conhecendo as informações necessárias sobre a situação, dizer algo entre "sim" e "não" não basta, sendo mais apropriado respostas como "talvez", "quase". Nesse sentido existem tipos de lógica em que apenas os princípios da lógica proposicional não são suficientes, sendo necessário uma complementação ou ainda lógicas que rompem com os paradigmas da lógica proposicional. A proposta é que você faça uma discussão sobre os tipos de lógica que diferem da proposicional, isto é, lógicas que são regidas por outros princípios . Nessa discussão você deve: a) Caracterizar um tipo de lógica, que não seja a lógica proposicional ( a lógica que estudamos em nossas aulas). Quando possível exemplifique em que áreas pode ser utilizada. OBS.: Nesse item, não cabe a “lógica informal”, ou a lógica que utilizamos no nosso dia a dia. É necessário que você exemplifique com um tipo de lógica que siga determinados princípios. b) Mostrar em que aspectos o
Soluções para a tarefa
Resposta:Lógica, parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência etc.) e das operações intelectuais que visam à determinação do que é verdadeiro ou não. Três princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO. Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução .A lógica está presentem nosso cotidiano. Quando ouvimos algo que discordamos, pois acreditamos que determinados argumentos são contraditórios, facilmente afirmamos que não há lógica no que foi dito. Ela serve para se pensar corretamente, no entanto visa estudar a estrutura formal e suas regras. A definição de elementos lógicos que fundamentam o conhecimento verdadeiro. Lógica informal é o estudo da argumentação em língua natural. O estudo de falácias é um ramo particularmente importante da lógica informal, lógica formal é o estudo da inferência com conteúdo puramente formal. Lembrando que em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
Explicação:
A lógica matemática possui um conceito básico: proposição. Que nada mais é que uma derivação do verbo propor “apresentar; colocar diante de” ou ainda pode ser caracterizada como uma sentença afirmativa escrita em linguagem formal ou informal .A sentença de uma proposição é associada a um valor verdadeiro ou falso, mas nunca os dois. Ela também, geralmente, é representada por letras minúsculas (q, r, s ou t).
A Lógica Matemática pode melhorar o nosso raciocínio e também nossa capacidade para pensar rápido e também tomar decisões rápidas
A lógica pode ser abordada segundo as leis científicas e suas variantes, como a lógica racional, indutiva, dedutiva e empírica.
O Princípio da Não-Contradição de Aristóteles postula que afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo. Para o filósofo, há, ainda, outros princípios, como: Princípio da Identidade, Princípio do Terceiro Excluído e o Princípio da Razão Suficiente.
Já Heráclito, com o Princípio da Unidade dos Contrários, postula que todas as coisas que existem possuem uma contraparte, ou seja, se existe o quente é porque existe o frio. Se existe o triste, existe, também, o alegre, assim como o amor e o ódio e o alto e o baixo.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/11202288