Português, perguntado por aliciavictoriaA, 8 meses atrás

A lixeira – Carlos Drummond de Andrade
Um dia, quando lhe perguntarem onde é que nasceu, a moça poderá responder, sorrindo: “Na lixeira”. Pois realmente foi ali que a jogaram, entre cascas de bananas e borra de café, para que não vivesse; e foi dali que a retiraram, viva, para que desse testemunho: Até numa lixeira a vida pode começar. [...]
Mas, naquele dia, a lixeira reagiu de forma imprevista, abstendo-se de cumprir a missão que já tantas mães solteiras, desesperadas ou não, lhe cofiaram. [...] Guardou a menina como lixeira pode guardar, sem nenhum cuidado higiênico ou resquício de conforto, mas guardou-a. Não lhe abafou o chorinho com o desmoronamento de um pacote de restos de cozinha, ou a queda de uma lata vazia de pessegada sobre a cabeça. Na verdade, estimulou-a a chorar e bradar, dando-lhe ar pútrido e temperatura de fornalha, para que melhor protestasse e atraísse, pelo sofrimento revoltado, a atenção do faxineiro.
E chegou o faxineiro e tirou daquelas entranhas estranhas a recém-nascida como o obstetra faz o parto. Estava nascendo, na porcaria, uma criança, [...]. A lixeira pode fazer as vezes da maternidade, berçário moderno para a vida que quer manifestar-se de qualquer modo e não encontra outra saída. O obscuro humanitarismo, a piedade e a simpatia dessa lixeira, não salvaram, criaram vida. Foi lá que a criança verdadeiramente nasceu, quando os seres humanos, a ordem econômica e os últimos preconceitos lhe negaram ou lhe impediram a existência. [...]

1. Qual figura de estilo predomina no texto? (Para lembrar as figuras: metáfora, metonímias, ironia, paradoxo, antítese entre várias outras)

2. Por que o fato de lixeira exercer a função para qual ela foi criada salvou a menina?

3.4) Explique a passagem “entranhas estranhas”
ALGUEM ME AJUDA POR FAVOR
RESPONDER ATE DIA 18/05

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
5

Olá, tudo bem?

O exercício é uma interpretação de texto

Interpretar um texto é você saber ler as linhas e entrelinhas e a agulha que o autor usou para desenhar seu texto.

Você deve ler o texto uma primeira vez de um jeito relâmpago para pegar a ideia inicial do texto, anotar as palavras que não entende, pesquisa-las em dicionários. Leia o texto quantas vezes forem necessárias, faça anotações das idéias principais e secundárias, faça um resumo do texto como se o tivesse explicando para você ou uma outra pessoa, se possível discuta o texto com alguém.

Quando você chegar a ter idéias que lhe vem a partir do texto,você poderá dizer que está interpretando o texto.

Vamos ao exercício

1. Qual figura de estilo predomina no texto? (Para lembrar as figuras: metáfora, metonímias, ironia, paradoxo, antítese entre várias outras)

Personificação, pois dá à lixeira características humanas

2. Por que o fato de lixeira exercer a função para qual ela foi criada salvou a menina?

Porque a lixeira deixou que o lixo incomodasse a criança para que esta chorasse a valer até chamar a atenção do zelador.

3.4) Explique a passagem “entranhas estranhas”

Os lixos que ali estavam faziam as vezes de entranhas para a menina que estava nascendo e eram entranhas estranhas pois não se pareciam com entranhas humanas.

Saiba mais sobre interpretação do texto, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/25654846

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:

aliciavictoriaA: muito obg !
Perguntas interessantes