A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras à medida que se movimentam sobre a Astenosfera. Essa dinâmica compõe a Tectônica de Placas, reconhecida inicialmente pelo cientista alemão Alfred Wegener, que elaborou a teoria da Deriva Continental no início do século XX, tal como demonstrado a seguir. As bases da teoria de Wegener seguiram inúmeras evidências deixadas na superfície dos continentes ao longo do tempo geológico. Considerando as figuras e seus conhecimentos, indique o fator básico que influenciou o raciocínio de Wegener. (A) As repartições internas atuais dos continentes no Hemisfério Norte. (B) A continuidade dos sistemas fluviais entre América e Africa. (C) As ligações atuais entre os continentes no Hemisfério Sul. (D) A semelhança entre os contornos da costa sul‐americana e africana. (E) A distribuição das águas constituindo um só oceano.
#FUVEST
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d9b/3be923d878ef5b46ea68b4c60fb0e6bb.png)
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra D) A semelhança entre os contornos da costa sul‐americana e africana.
A litosfera se trata da camada sólida que está mais externa de um planeta que é considerado rochosos, com isso ela é constituída por rochas e também por solo.
Quando se fala sobre o planeta Terra, ela é formada pela crosta terrestre e também por parte do manto superior.
Com isso, ela tende a apresentar uma melhor espessura variável, e se torna mais espessa.
Bons estudos!
Alternativa (D) A semelhança entre os contornos da costa sul‐americana e africana.
explicação: A partir da deriva continental, devido ao movimento divergente das placas tectônicas Africana e Sul-Americana, surge o oceano Atlântico, e os litorais dos continentes retratam a antiga conexão.