A litíase biliar é uma das condições crônicas mais comuns. No Brasil, por exemplo, já foi demonstrado que a prevalência da litíase biliar é em torno de 10% entre a população adulta (mais de 20 anos de idade). Dentre os fatores de risco, citam-se obesidade, distúrbios metabólicos e dislipidemias. De acordo com a figura abaixo, que evidencia a organização anátomo-funcional da vesícula biliar e vias biliares, responda:
Um dos desfechos graves da litíase biliar é a pancreatite aguda, que representa um processo inflamatório reversível dos ácinos pancreáticos. De acordo com as características anátomo-fisiológicas das vias biliares e pancreáticas, explique a relação causal entre os cálculos biliares e a fisiopatologia da pancreatite aguda.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A relação mais comum com os cálculos biliares e o desenvolvimento de pancreatite aguda é que ambos compartilham o ducto colédoco e por muitas vezes o cálculo se desprende da bile e acaba causando uma coledocolitiase ou até mesmo uma interrupção do fluxo do fluido proveniente do ducto pancreático na ampola de oddi causando uma infecção no pâncreas daí o nome pancretite aguda :3 espero ter ajudado :3 qualquer coisa pode me chamar
scorpion2020:
vc pode me ajudar na minha tarefa de biologia por favor
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás