“[...] a literatura infantil vem sendo criada, sempre atenta ao nível do leitor a que se destina [...] e consciente de que uma das mais fecundas fontes para a formação dos imaturos é a imaginação – espaço ideal da literatura. É pelo imaginário que o eu pode conquistar o verdadeiro conhecimento de si mesmo e do mundo em que lhe cumpre viver.” (GOLDEMBERGUE, 2000, p.141) Com relação à presença da leitura na educação infantil e seus desdobramentos pedagógicos, é INCORRETO afirmar que:
A. A literatura infantil é um importante instrumento formador de cultura em crianças, que mesmo sem saber ler, entendem e contam a história que acabaram de ouvir de um adulto.
B. O uso de leitura infantil é importante na alfabetização e na expressão da imaginação, mas tem
pouca influência na socialização de conhecimentos e experiências reais .
C. É importante a presença de entonação, ritmo e teatralidade na leitura de uma história infantil,
umas vez que os pequenos até 3 anos prestam mais atenção aos gestos, expressões faciais e
entonação do que propriamente o conteúdo.
D. Ao se envolver com a história, a criança vive como se fosse o personagem, misturando realidade e
fantasia, sentindo as alegrias e angústias do mesmo, e a criatividade explica magicamente dúvidas que vão surgindo.
E. A leitura infantil não é uma evasão ou compensação e sim um modo de representação do real, através do “fingimento” a criança reage, reavalia, experimenta as próprias emoções e reações.
RESPOSTA = B
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa "B".
Explicação:
Pois não relaciona os fatores verídicos da informação.
Acerca da presença da leitura na educação infantil, é incorreto afirmar que seu uso é importante apenas na alfabetização e na expressão da imaginação, sem influência na socialização dos conhecimentos. Alternativa B.
O papel da leitura na educação infantil
Quando o adulto lê para a criança ou guia sua leitura, mesmo que falsa, por entre as linhas e páginas do livro, ele não apenas a apresenta às palavras, como também alimenta sua imaginação, pois assim como qualquer outro tipo de arte, a leitura e a literatura infantil são pontes para o irreal, para o fantasioso.
Não obstante, ao se imaginar imersa em contos de fadas ou demais narrativas fascinantes, a criança cria seu mundo particular, atribuindo a si mesma e aos demais que a cercam papéis importantes, a exemplo de personagens bons ou ruins.
Aprenda mais sobre a literatura infantil: brainly.com.br/tarefa/32017681
#SPJ5