A literatura infantil é destinada a crianças entre 1 e 12 anos de idade, aproximadamente. O enredo precisa ser de fácil entendimento, com linguagem e características peculiares, interessantes e estimulantes para a criança. Relacione as colunas de acordo com as características para cada faixa etária. I-I a II anos II-II a III anos III-III a VI anos
Soluções para a tarefa
Resposta:
eu sou um menino de 11 anos e num sai o q é isso
Explicação:
mas se explicar para mim eu possa entender
Resposta:
D- V, II, V, I, III.
Explicação:
(7 a 8 anos) Nessa fase a criança ainda se fascina pelos contos de fadas, é atraída pelos desafios e questionamentos de toda natureza. A narração deve obedecer a linearidade: início, meio e fim. Ainda o humor, as situações inesperadas, o realismo e o imaginário despertam muito o interesse do leitor.
(2 a 3 anos) As histórias ainda precisam ser rápidas, com pouco conteúdo, enredo simples e dinâmico, além de poucas personagens. Ao narrar as histórias deve-se usar muito ritmo e entonação. O foco de interesse são os bichinhos, brinquedos e seres da natureza em forma de humanos. As gravuras devem ser grandes e com poucos detalhes. Fantoche é o material mais indicado para essa fase. Possuem fascínio pela música.
(8 a 10 anos) A partir dessa fase o leitor aprofunda seu conhecimento e a percepção do mundo. Desenvolve o pensamento dedutivo e a capacidade de abstrair, confrontar ideias e ideais, reflete sobre valores e desvalores, pode-se afirmar que esse é o momento de reflexão. Em que as imagens já não são tão importantes e a linguagem pode ser mais elaborada, tendendo para a linguagem literária tradicional.
(1 a 2 anos) A criança prende-se ao movimento, ao tom de voz e não à mensagem do que lhe é transmitido. Ela observa atentamente a movimentação de brinquedos, objetos que dialogam com ela. As histórias precisam ser curtas e rápidas, de preferência inventadas na hora. A página deve apresentar apenas uma figura ou gravura simples e atrativa.
(3 a 6 anos) Nessa fase, a criança descobre o mundo concreto e o mundo da linguagem por meio da ludicidade. Tudo é muito importante e significativo para ela. A apresentação de enredos que contenham vivências do cotidiano familiar, com alguns recursos estilísticos, é muito apreciada pelas crianças dessa fase.