A literatura é o sonho acordado das civilizações. Portanto, assim como não é possível haver equilíbrio psíquico sem o sonho durante o sono, talvez não haja equilíbrio social sem a literatura. Deste modo, ela confirma o homem na sua humanidade, inclusive porque atua em grande parte no subconsciente e no inconsciente. Neste sentido, ela pode ter importância equivalente a das formas conscientes de inculcamento intencional, como a educação familiar, grupal ou escolar. Cada sociedade cria as suas manifestações ficcionais, poéticas e dramáticas de acordo com os seus impulsos, as suas crenças, os seus sentimentos, as suas normas, a fim de fortalecer em cada um a presença e atuação deles.
CANDIDO, Antonio. A função humanizadora da literatura. Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2018.
Sobre a função humanizadora da literatura, explicada por Antonio Candido, analise as assertivas a seguir:
I. Candido chama de literatura todas as criações poéticas, ficcionais e dramáticas. Dessa maneira, desde o folclore até as formas mais complexas de produção escrita são consideradas importantes, pois refletem a riqueza cultural de uma sociedade;
II. A função humanizadora da literatura consiste em fazer viver. Ela não corrompe e nem edifica, mas traz em si o bem e o mal, portanto humaniza em sentido profundo.
III. A literatura e também as outras artes auxiliam na reflexão, na aquisição do saber, afinam as emoções, o senso de beleza, o entendimento da complexidade do mundo e dos seres, dentre outras funções.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Alternativa 5:
I, II e III.
Respondido por
4
Alternativa 5:
I, II e III.
Perguntas interessantes