Português, perguntado por lehbinho, 6 meses atrás

“A literatura contemporânea, expressão das mudanças em curso e que, longe de pretender a exemplaridade ou a transmissão de valores já definidos ou sistematizados, busca estimular a criatividade, a descoberta ou a conquista dos novos valores em gestação. E aqui entra o trabalho didático dos profissionais, fazendo o papel dos médicos nos partos...
Enfim, entre esses dois polos, está oscilando a produção atual da literatura (para adultos ou para crianças) – polos que não se excluem (a não ser quando se radicalizam...). Resta aos escritores tornarem-se conscientes das forças atuantes em seu tempo e conquistarem a fusão ideal...” (Nelly Novaes Coelho)
Analise as afirmações a seguir:
I – A compreensão de que a Literatura, infantil ou não, é Arte, não deve ser usada para reforçar ideias de valores pré-estabelecidos como, por exemplo, menina brinca de boneca e menino, de carrinho.
II – Alguns autores contemporâneos, embora conscientes de que Arte não é meio para exemplos de valores de moral, ao escreverem sobre “novos valores em gestação”, acabam por fazer o que tanto condenam, quando reforçam o racismo, o machismo etc.
III – Reforçar valores pré-estabelecidos e preconceituosos é diferente de estimular, principalmente nas crianças, a percepção e conscientização, de ideias como solidariedade, amor ao próximo, empatia e outros.
IV – Os autores de histórias infantis e professores têm muita responsabilidade em mostrar aos alunos a importância da Arte como meio de conscientização e de prazer. Daí a importância de rever os próprios valores, conceitos e pré-conceitos.
V – Os valores e ideologias expressas no texto literário, principalmente o infantil, devem estar em sintonia com os valores da família da criança, a fim de não causar conflitos entre eles.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I, e II
b) II e III
c) I, II, III e IV
d) III, IV e V
e) I, II, III, IV e V

Soluções para a tarefa

Respondido por brunafeltenn
2

Resposta:

E

Explicação:

Perguntas interessantes