ENEM, perguntado por liditomio221, 11 meses atrás

A linhagem dos primeiros críticos ambientais brasileiros não praticou o elogio laudatório da beleza e da grandeza do meio natural brasileiro. O meio natural foi elogiado por sua riqueza e potencial econômico, sendo sua destruição interpretada como um signo de atraso, ignorância e falta de cuidado.
(PADUA, J. A. Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista (1786-1888). Rio de Janeiro: Zahar, 2002 (adaptado)).

Descrevendo a posição dos críticos ambientais brasileiros dos séculos XVIII e XIX, o autor demonstra que, via de regra, eles viam o meio natural como

a) ferramenta essencial para o avanço da nação.
b) dádiva divina para o desenvolvimento industrial.
c) paisagem privilegiada para a valorização fundiária.
d) limitação topográfica para a promoção da urbanização.
e) obstáculo climático para o estabelecimento da civilização.

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
448
Esta é uma questão de interpretação de texto.

Se o excerto destaca “a riqueza e o potencial econômico” do meio naturalbrasileiro, é óbvio deduzir que, no entender dos responsáveis por essa opinião, esse meio natural representaria uma “ferramenta essencial para o avanço da Nação”.
Respondido por viniciusrm19
19

A posição dos críticos ambientais brasileiros estaria direcionada para o entendimento do meio natural como uma forma de se buscar o avanço da nação para o progresso, assim como para o desenvolvimento econômico (Alternativa A).

Meio Natural e Críticos Ambientais do século XVIII

O meio natural sempre foi essencial para o desenvolvimento econômico do Brasil, por conta da grande abundância de recursos naturais do país.

Ao mesmo tempo, os críticos ambientais sempre buscaram reforçar a importância de sua preservação, no sentido de que para que um país possa se desenvolver, é preciso utilizar os recursos com cuidado, visto que serão a fonte para o desenvolvimento eficiente.

Mais sobre meio natural e desenvolvimento: brainly.com.br/tarefa/38619359

Anexos:
Perguntas interessantes