Português, perguntado por williansmeararas, 3 meses atrás

A linguística textual vem se desenvolvendo no Brasil desde o final da década de 1970, tendo um aumento exponencial de pesquisas na área ainda na década de 1980. São mais de 50 anos de conhecimento acumulado na área, mas que não é utilizado pelos professores em sua prática docente. O SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) tem diretrizes sobre o que o aluno deve aprender no que se refere à produção de textos dissertativos-argumentativos.


Celia191215: ESSA RESPOSTA ESTA CORRRETA

Soluções para a tarefa

Respondido por vandersondassis1
54

Resposta: I, II, III, IV, V, VI

Explicação: Ava confirmou


gustavocastro2271: Otimo!
pluzsoares: Excelente! Resposta confirmada pelo AVA.
joaopedroht: 100%
mfsantana4: Confirmado
I, II, III, IV, V, VI
Respondido por DecaMaga
0

A resposta a ser marcada é a letra E, pois todas as afirmações (I, II, III, IV, V e VI) estão corretas. Na década de 1960, a linguística textual passou a tomar como objeto de investigação o texto. O foco não era mais a palavra ou frase, isoladamente, mas, sim, o texto. No Brasil, a linguística textual chegou na década de 1970, mas só foi ganhar força dez anos mais tarde. Entre os principais conceitos da linguística textual estão:

  • Coesão e coerência;
  • Articulação frasal;
  • Periodização e paragrafação;
  • Ortografia e pontuação;
  • Concordância (nominal e verbal);
  • Argumentação.

Estudo da linguística textual ganha força no Brasil na década de 1980

A linguística textual passou a estudar o texto como um todo, e, não, a palavra ou frase, isoladamente.

Segundo a linguística textual, os textos precisam ter coesão (referencial e sequencial) e coerência. Isso significa dizer que termos já citados devem ser substituídos por outros que mantenham o seu sentido (“Marcos” sendo substituído por “Ele”, por exemplo) e que os verbos empregados devem seguir uma progressão temporal; tudo isso sendo coerente e fazendo sentido para o leitor.

Sendo assim, estão corretas as afirmações das respostas II e IV: “Empregar técnicas de coesão referencial (retomada pronominal, repetição, substituição e elipse)” e “Aplicar apropriadamente os tempos e modos verbais”, respectivamente.

Além disso, os textos precisam ser separados por períodos (periodização) e parágrafos (paragrafação), respeitando as regras oficiais de ortografia, pontuação e concordância. Sendo assim, a afirmação V está correta: “Servir-se de recursos próprios do padrão escrito (paragrafação, periodização e pontuação)”. E também está certa a afirmação VI: “Utilizar a ortografia oficial, as regras de concordância verbal e nominal etc.”.

Finalmente, abordamos os conceitos da argumentação e da articulação frasal. A afirmação I (“Conectar de modo adequado a seleção de distribuição dos argumentos com a tese”) está correta, pois todo texto precisa começar com uma tese e ser seguido pelos argumentos que a defendam.

Por sua vez, “Utilizar mecanismos de articulação frasal (encaixamento, subordinação e coordenação)” também está correto. A afirmação do item III aborda o fato de que as frases dos textos precisam ter relações de dependência entre si e de independência também.

Aprenda mais sobre linguística textual em: https://brainly.com.br/tarefa/53651825

#SPJ2

Perguntas interessantes