“A linguística moderna nasceu da vontade de Saussure de elaborar um modelo abstrato, a língua, a partir dos atos de fala. Seu ensinamento, que foi compilado por seus alunos e publicado após a sua morte, constitui o ponto de partida do estruturalismo linguístico e, não obstante certas passagens nas quais se encontra a afirmação de que a língua “é parte social da linguagem”, ou que “a língua é uma instituição social”, (...) “é um sistema que conhece apenas sua ordem própria” ou que, como afirma a última frase do texto, “a linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si mesma e por si mesma” CALVET ( 2002, p.11). In. GASSENFERTH (2015, p.91) (Livro da Disciplina, Cap. 10, pág. 133). Diante do exposto, explique as diferenças entre língua e fala sob a visão de Saussure.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A língua para Saussure deve ser vista como algo que é mutável, e se dedica ao estudo da forma com que a língua é utilizada diante de uma determinada realidade.
Acerca da fala, Saussure afirma que é uma atividade que engloba gestos, olhares, roupas, cortes de cabelo e quaisquer elementos que possam ser usados como signos, e que deve ser estudada diante de um amplo contexto, para que o funcionamento da linguagem em geral possa ser efetivo.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás