A linguagem UML procura fornecer meios para auxiliar no levantamento dos requisitos que irão constituir um sistema, além de recursos para a modelagem de estruturas que farão parte do mesmo. O fato da UML ser um padrão de grande aceitação no mercado também se deve, em grande parte, à forte integração desta com conceitos da Orientação a Objetos (OO). Fonte: Modelagem de Sistemas através da UML: Uma visão geral . . Acesso em: 22 de Julho de 2018. Questao01_02 Figura.01: Diagrama Uml Fonte: Do Autor. Uma representação válida deste diagrama é obtida substituindo-se as classes representadas pelas letras A, B, C, D e E, respectivamente, por:
Soluções para a tarefa
Resposta:
d) Pedido, Compra, Venda, Item, Cliente.
Explicação:
Resposta:
1ª Questão:
Uma representação válida deste diagrama é obtida substituindo-se as classes representadas pelas letras A, B, C, D e E, respectivamente, por:
d) Pedido, Compra, Venda, Item, Cliente.
2ª Questão:
A UML possui vários diagramas em sua composição. A Figura a seguir apresenta um desses diagramas UML.
e) Diagrama de Classes.
3ª Questão:
A UML pode ser utilizada para a especificação, visualização, a construção e a documentação dos artefatos extraídos e que façam uso de sistemas complexos de software.
I. A UML não corresponde a uma linguagem de programação nem mesmo a um processo de software.
PORQUE
II. não precisa de uma ferramenta CASE nem mesmo de uma metodologia de desenvolvimento estabelecida para que obtenha sucesso em um projeto de desenvolvimento de software.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
4ª Questão:
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. As ferramentas case utilizadas para testes, depuração bem como verificação e validação são classificadas sob a perspectiva de integração.
II. AnalystDesigner, Software through Pictures e System Architect são exemplos de ferramentas UPPER CASE disponíveis no mercado.
III. As ferramentas CASE que auxiliam o desenvolvedor durante o processo de levantamento de necessidades, de análise e de elaboração de projeto são denominadas LOWER CASE ou ferramentas back-end.
IV. Entre as contribuições da ferramenta CASE, incluem-se o auxílio aos projetistas no desenvolvimento de software e a geração automática da documentação do software desenvolvido.
V. A Ferramentas de planejamento e Projeto representam categorias que focalizam duas áreas principais relacionadas a ferramentas cases: (1) estimativa de custos e esforço de projeto de software e (2) realização de cronogramas de projeto.
b) Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
5ª Questão:
Considerando as ferramentas CASES existentes no mercado, avalie as opções a seguir.
I. SCRUM
II. COBIT
III. BIZAGI
IV. RUP
V. ASTAH UML
b) Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
Explicação: