“A linguagem – seja ela oral ou escrita, seja mímica ou metafórica – é um sistema de símbolos, signos e signos-símbolos, voluntariamente produzidos, e convencionalmente aceitos.” (GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. Aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas. 1983, p. 158) - Tendo como base o trecho acima e a questão da adequação vocabular, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra D: A palavra não possui um valor fixo, apenas diante de um contexto.
Você esqueceu de colocar as alternativas.
A-Palavras não devem nunca assumir outras significações, por isso a importância da adequação vocabular
B-Não cabe ao leitor do texto entender de adequação vocabular, isto é um exercício restrito ao autor do texto.
C-As três funções consideradas primordiais da adequação vocabular são: representação da ideia, exteriorização da ideia e apelo por meio da palavra
D-A palavra não possui um valor fixo, apenas diante de um contexto. E-A questão da adequação vocabular se encerra apenas nas comunicações escritas.
A adequação vocabular faz reflexões sobre o uso da linguagem pela sociedade. Já que existem diferentes na língua falada em relação a língua escrita.
Por isso não tem como dizer que existe um certo ou errado, mas que existem variedades linguísticas e que essas devem ser respeitadas.
Além disso é importante estar atento a situação comunicativa. O indivíduo deve diferenciar a linguagem formal da linguagem informal, por exemplo. Enxergar como deve ser o seu uso no dia a dia.
A linguagem formal está ligada as regras gramaticais. Já a informal não tem um regra em específico, a pessoa fala sem pensar.
Abraços!