A linguagem S.Q.L. estabeleceu-se como a linguagem padrão dos sistemas gerenciadores de bancos de dados (S.G.B.D.). Esta Linguagem de Consulta Estruturada (em inglês Structured Query Language – S.Q.L.), tem um nome que não representa toda sua abrangência (MANZANO, 2011). Além de instruções de consultas ao banco de dados, podemos citar instruções para a definição de esquemas de relacionamento, restrições em relacionamentos, criar visões específicas, consultas interativas baseada em álgebra relacional, determinar a segurança do ambiente, determinar todo o controle de transações garantindo a persistência e integridade dos dados e utilização autônoma ou como partes de outras aplicações.
Com base no texto acima, associe (V) Verdadeiro ou (F) Falso nas opções abaixo com os subconjuntos S.Q.L. e suas principais funções.
( ) Linguagem de Definição de Dados (D.D.L. – Data Definition Language) Conjunto de instruções SQL para definição dos dados e sua estrutura.
( ) Linguagem de Manipulação dos Dados (D.M.L. – Data Manipulation Language) Conjunto de instruções SQL para inserção e manutenção dos dados.
( ) Linguagem de Consulta a Dados (D.Q.L. – Data Query Language) Conjunto de instruções SQL para controle de autorizações de acesso e seus níveis de segurança.
( ) Linguagem de Controle de Dados (D.C.L. – Data Control Language) Conjunto de instruções SQL para consultas de todos os dados armazenados e suas relações.
( ) Linguagem de Transação de Dados (D.T.L. – Data Transaction Language) Conjunto de instruções para o controle de transações lógicas que são agrupadas e executadas pela D.M.L.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta: Escolha uma:
a. V - V - V - F - F
b. V - V - F - F - V
c. V - V - F - F - F
d. V - F - V - F - F
e. F - F - V - V - V
Soluções para a tarefa
Oi, tudo bem?
Sobre a linguagem SQL e os subconjuntos e funções:
( V ) Linguagem de Definição de Dados (D.D.L. – Data Definition Language) Conjunto de instruções SQL para definição dos dados e sua estrutura.
DDL - Estes comandos são utilizados para definir a estrutura de banco de dados, criando ou removendo objetos.
( V ) Linguagem de Manipulação dos Dados (D.M.L. – Data Manipulation Language) Conjunto de instruções SQL para inserção e manutenção dos dados.
DML - Utilizados para o gerenciamento de dados dentro de objetos do banco.
( F ) Linguagem de Consulta a Dados (D.Q.L. – Data Query Language) Conjunto de instruções SQL para controle de autorizações de acesso e seus níveis de segurança.
DQL - Utilizado para consultas dos dados.
( F ) Linguagem de Controle de Dados (D.C.L. – Data Control Language) Conjunto de instruções SQL para consultas de todos os dados armazenados e suas relações.
DCL - Conjunto de comandos utilizados para controlar o nível de acesso de usuários.
( V ) Linguagem de Transação de Dados (D.T.L. – Data Transaction Language) Conjunto de instruções para o controle de transações lógicas que são agrupadas e executadas pela D.M.L.
DTL - São usados para gerenciar as mudanças feitas por instruções DML. Ele permite que as declarações sejam agrupadas em transações lógicas.
Resposta correta: b. V - V - F - F - V
Resposta:
Olá
Resposta correta:
d) V - V - F - F - V
Explicação:
Corrigido pelo AVA