A linguagem é uma grande força de socialização, provavelmente a maior que existe. Com isso não queremos dizer apenas o fato mais ou menos óbvio de que a interação social dotada de significado é praticamente impossível sem a linguagem, mas que o mero fato de haver uma fala comum serve como um símbolo peculiarmente poderoso da solidariedade social entre aqueles que falam aquela língua. (SAPIR, E. A linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1980). O texto destaca o entendimento segundo o qual a linguagem, como elemento do processo de socialização, constitui-se a partir de uma *
A.necessidade de ligação com o transcendente
B.relação de interdependência com a cultura.
C.estruturação da racionalidade científica.
D.imposição de caráter econômico.
E.herança de natureza biológica.
Soluções para a tarefa
Gab. B
"A linguagem é uma grande força de SOCIALIZAÇÃO, provavelmente a maior que existe. Com isso não queremos dizer apenas o fato mais ou menos óbvio de que a interação social dotada de significado é praticamente impossível sem a linguagem, mas que o mero fato de haver uma fala comum serve como um símbolo peculiarmente poderoso da SOLIDARIEDADE SOCIAL entre aqueles que falam aquela língua."
Um dos aspectos da cultura é justamente o âmbito SOCIAL. O texto deixa claro que a linguagem é um meio pelo qual este aspecto é trabalhado. Assim, a linguagem como elemento do processo de socialização constitui-se a partir de uma "interdependência com a cultura"
A alternativa B está correta.
A socialização se dá a partir da troca de relações de indivíduo com um grupo, se formando e colocando em prática sua vida cotidiana em sociedade.
Podemos citar os dias de hoje, a partir da socialização com diversos grupos de interesse, mesmo sem estar presente nessa cultura o que torna a globalização uma grande pluralização cultural, colocando o indivíduo como parte da sociedade.
Por fim, os aspectos da socialização são:
- A aprendizagem;
- A identificação das ações;
- E a influência, que pode derivar de uma imitação ou identificação.